Ir para o conteúdo
  • Pesquisar
  • Contactos
  • Acessibilidade

Arquivo Municipal

Centro Cultural Dr. José Lourenço Marques Crespo, 7100 Estremoz

SOBRE O ARQUIVO:

O Arquivo Municipal de Estremoz encontra-se instalado desde 2007 no Centro Cultural Dr. Marques Crespo, antigo Matadouro Municipal. A construção deste edifício teve início em 1926 e foi inaugurado em 21 de Março de 1943.O edifício serviu às funções de Matadouro Municipal até aos anos 80.

Em 1996 o edifício foi remodelado e adaptado para Centro Cultural com o objetivo de nele serem instaladas diversas associações de carater cultural, recreativo e social da cidade.

 

O Arquivo Municipal de Estremoz define-se como todo o espólio documental existente para uso dos serviços do município e da comunidade, o qual retrata a vida e a história da instituição, das entidades, das pessoas individualmente num dado tempo e lugar e no seu relacionamento com o Município.

O Arquivo da Câmara Municipal de Estremoz contém, toda a documentação produzida ou reunida pelos diferentes órgãos e serviços, independentemente do tipo de suporte ou formato, como resultado da atividade camarária e que se conserva para servir de testemunho, prova ou informação. Reúne documentação de grande interesse para a História do Concelho de Estremoz entre os séculos XIV e XX, especialmente para os séculos XVIII a XX período para o qual possui séries bastante completas. Com o propósito de preservar a memória como património coletivo do nosso concelho, é, igualmente, objetivo do Arquivo Municipal proceder à recolha, organização e tratamento técnico da documentação produzida/recebida pelas várias instituições do concelho, com as quais estabelece parcerias.

Nas atuais instalações e no âmbito da sua missão estão a ser desenvolvidos serviços de preservação, bem como de disponibilização e consulta da documentação. Considerando as diretrizes da Modernização Administrativa, desenvolvem-se políticas e estratégias com vista à aproximação do cidadão / munícipe aos serviços públicos, através de modelos de gestão mais rápidos, eficazes e eficientes.

Para além da organização dos fundos de valor histórico (Arquivo Histórico), também o Arquivo Municipal tem como função a gestão do arquivo Intermédio Municipal, que passa por gerir a documentação municipal de arquivo correspondente a processos concluídos, mas susceptíveis de reabertura, de consulta esporádica pelos serviços, pelo que lhe cumpre preservar, tratar e tornar acessível a documentação à sua guarda; acompanhar as tarefas de avaliação, seleção e eventual eliminação de documentos, bem como as transferências provenientes do Arquivo Corrente para o intermédio e deste para o Arquivo Histórico.

A difusão de informação constitui uma das componentes do Arquivo Municipal, como tal, este vem desenvolvendo diversas atividades de divulgação, através da publicação de Instrumentos de Descrição, organização de visitas guiadas (mediante marcação prévia), exposições, projetos educativos, atividades com Juntas de Freguesia, Associações, entre outras.

Missão

O arquivo Municipal de Estremoz tem por missão a salvaguarda, valorização e divulgação do património arquivístico do Concelho de Estremoz. Definir e aplicar parâmetros de gestão e tratamento arquivístico de forma a assegurar a salvaguarda do seu património documental tornando comunicável essa informação aos utilizadores internos e externos.

 

Visão

Implementar práticas de gestão documental num esforço de melhoria contínua orientadas para o utilizador com parâmetros de eficiência e eficácia visando sempre a satisfação das necessidades informativas dos seus utilizadores.

 

Competências

Compete ao Setor de Arquivo Municipal, designadamente:

  • Assegurar a existência de um arquivo geral, procedendo ao arquivamento de todos os documentos, livros e processos que lhe sejam remetidos pelos diversos serviços do município, bem como à digitalização dos mesmos, sempre que possível;
  • Organizar o serviço de acesso ao arquivo, para que a consulta do mesmo seja célere e acessível aos diversos órgãos e serviços municipais;
  • Gerir o arquivo administrativo nas fases de Intermédio e Histórico;
  • Propor a inutilização de documentos, logo que decorridos os prazos estipulados;
  • Promover uma boa gestão da informação gerada, recebida e arquivada no âmbito das atividades desenvolvidas pelo Municipio no cumprimento da sua missão, compreendendo todo o ciclo de vida da informação, embebida quer nas tradicionais quer nas novas tecnologias, com o objetivo de a rentabilizar como referência, prova, informação de apoio à decisão e preservação da memória institucional;
  • Promover ações de divulgação dos fundos existentes;
  • Promover ações de divulgação dos instrumentos de descrição e pesquisa da documentação;
  • Estabelecer parcerias com instituições concelhias visando o tratamento, divulgação e preservação dos seus fundos arquivísticos;
  • Planificar ações de transferência de suporte da informação, visando a preservação do suporte original e facilitando o acesso.
  • Promover ações de higienização, conservação e restauro dos fundos;
  • Exercer as demais funções que lhe sejam cometidas.

Regulamento do Arquivo

 

CONSULTA

De acordo com o regulamento do arquivo, a consulta da documentação depositada em arquivo está aberta a todos os cidadãos maiores de 18 anos ou sendo menores, estes serão acompanhados por pessoa responsável do próprio arquivo. O acesso à documentação do arquivo é permitido mediante a exibição do Bilhete de Identidade ou outro elemento de identificação e o preenchimento de requisição fornecida pelos funcionários do arquivo (requisição de leitura).

A consulta direta dos documentos é efetuada exclusivamente nas instalações do Arquivo da Câmara Municipal durante o período de funcionamento. A consulta de originais de espécies raras ou em risco de deterioração é reservada e está sujeita ao parecer do Técnico Superior do Arquivo.

O utilizador que publicar trabalhos em que figurem informações ou reproduções de documentos existentes no Arquivo da Câmara, obriga-se a fornecer um exemplar dos trabalhos para o arquivo, bem como referenciar os documentos consultados.

 

REPRODUÇÃO

A reprodução de documentos é permitida desde que não prejudique a sua conservação, sendo os custos suportados pelos interessados, de acordo com Tabela de Tarifas e Preços em vigor no Município de Estremoz.

 

PESQUISA

Quando os interessados, por razões justificadas, não puderem realizar pelos seus próprios meios as pesquisas desejadas, poderão solicitar ao Arquivo Municipal de Estremoz a realização desse serviço, através de correio electrónico, o qual será satisfeito de acordo com a disponibilidade de recursos humanos e mediante o pagamento dos valores fixados no Regulamento na Tabela de Tarifas e Preços em vigor no Município de Estremoz. 

 

SERVIÇO DE LEITURA

O utente poderá consultar os documentos requisitados, de acordo com as normas estabelecidas no regulamento.

 

SERVIÇO DE REFERÊNCIA

Poderão ser consultados todos os instrumentos de pesquisa elaborados pelo arquivo, tais como: guias, inventários e outras publicações.

 

SERVIÇO DE REPRODUÇÃO

O utente poderá solicitar a reprodução de documentos, mas este está condicionado ao estado de conservação dos mesmos..

 

SERVIÇO DE DINAMIZAÇÃO CULTURAL

Produção de exposições, visitas guiadas ao arquivo, Prémios de História Local

 

SERVIÇO DE EDIÇÃO

Edição de Guias, Catálogos e Inventários

 

SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO

Investigação para apoio aos Serviços da autarquia e/ou Solicitações de outras instituições:

 

SERVIÇO EDUCATIVO

Produção de visitas de estudo ao Arquivo

Desenvolvimento de atividades educativas

 

ESPAÇOS

Depósito de Arquivo Histórico

 

Depósito de Arquivo Intermédio

 

Sala de Leitura

Gabinete de Tratamento Técnico

 

O Arquivo Municipal de Estremoz tem vindo a realizar um conjunto de atividades culturais e pedagógicas com o objetivo de divulgar e valorizar o acervo documental à sua guarda.

 

2007

- Feira das Escolas - Stand promocional do Arquivo Municipal

- Estremoz Férias - desenvolvimentos de atividades pedagógicas com crianças

 

2008

- Feira das Escolas - Stand promocional do Arquivo Municipal

- Prémio de História Local “José Lourenço Marques Crespo” e lançamento do Inventário de Evoramonte (Comemoração dos 750 Anos do Foral de Estremoz)

- Estremoz Férias - desenvolvimentos de atividades pedagógicas com crianças

 

2009

- Feira das Escolas - Stand promocional do Arquivo Municipal

- Estremoz Férias - desenvolvimentos de atividades pedagógicas com crianças

- Conferência “Um projecto de salvaguarda do património cultural estremocense. O Inventário do Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Estremoz” - Paula Gonçalves, integrada no Ciclo de Conferências Cultura a Sul (org: CIDEHUS)

 

2010

- JUVEMOZ - Stand promocional do Arquivo Municipal

- Feira das Escolas - Stand promocional do Arquivo Municipal

- Estremoz Férias - desenvolvimentos de atividades pedagógicas com crianças


2011

- Estremoz Férias - desenvolvimentos de atividades pedagógicas com crianças


2012

- Exposição “Alfabetos do Mundo” (cedida pelo Arquivo Municipal de Lagoa)

- Estremoz Férias - desenvolvimentos de atividades pedagógicas com crianças

 

2014

- Exposição “CINEMA, TEATRO E ESPETÁCULOS”

- Estremoz Férias - desenvolvimentos de atividades pedagógicas com crianças

- Conferência“O CELEIRO COMUM DE ESTREMOZ” - Paula Gonçalves, integrada no Ciclo de Conferências “DA HISTÓRIA AO FUTURO” (org:CME)

 

2015

- Exposição ”EXPOSTOS DE ESTREMOZ: DA RODA AO HOSPÍCIO”

- Desenvolvimento de atividades de preservação de documentos e visita de estudo com alunos da Academia Sénior de Estremoz

- Visita de estudo com alunos de um curso de formação do IEFP

 

2016

- Conferência “O Arquivo Municipal de Estremoz: Preservar, disponibilizar e divulgar” - Sílvia Arvana Russo, integrada no Colóquio Comemorativo dos 100 Anos do Arquivo Distrital de Évora

 

2018

- Reconstituição da atuação da Banda Filarmónica Luzitana pela ocasião da inauguração da Estação de Caminho de Ferro de Estremoz(Ameixial) e distribuição de panfleto com noticia “Inauguração do caminho de ferro de Estremoz” - Festa dos Arquivos (projeto da RAA-DE)

 

2019

- Exposição “MEMÓRIAS HISTÓRICAS DE EVORAMONTE”, incluída na Festa dos Arquivos (projeto da RAA-DE)

- VI Encontro de Arquivos do Algarve - “A infraestrutura da informação do Alentejo Central: um processo incremental” - Jorge Janeiro, Maria do Rosário Martins e Sílvia Arvana Russo

 

2020

- Publicação do caderno do Arquivo nº1 “Ofícios de Outros Séculos”, incluído na Festa dos Arquivos - projeto da RAA-DE)

Publicações editadas pelo Município de Estremoz com coordenação do Arquivo Municipal: 

 

"Signum Tabellionis - Sinais de Tabelião" | AQUI


Inventário de Evoramonte | 2006
Catálogo da exposição “Cinema, teatro e espetáculos” | 2014 Aqui
Catálogo da exposição “Expostos de Estremoz: da roda ao hospício” | 2015 Aqui
Guia dos Arquivos do Concelho de Estremoz, versão 0.1| 2018 Aqui
Roteiro de fontes para a história da vinha e do vinho no Concelho de Estremoz, versão 01 | 2018 Aqui

Inauguração do caminho de ferro de Estremoz | 2018 Aqui
Catálogo da exposição “Memórias históricas de Evoramonte” | 2019 Aqui

Caderno do Arquivo nº1 - “Ofícios de outros séculos” | 2020 Aqui

 

PUBLICAÇÕES DE OUTRAS ENTIDADES
Boletim do Arquivo Distrital de Évora 2019 N.º8 – Suplemento nº1 (Atas do Colóquio Comemorativo dos 100 Anos do Arquivo Distrital de Évora)
Disponível em: https://issuu.com/arquivodistritaldeevora/docs/boletim_ade_coloquio_100_anos_2016

 

 



Documentos

- Empréstimo de documentos para a exposição “Bonecos Tradicionais de Estremoz: Colecção Júlio dos Reis Pereira”, na Casa José Régio em Vila do Conde | 2008
- Empréstimo de documentos para a exposição “A Republica para além de Lisboa.1908 - 1912”, na Sociedade Recreativa e Popular Estremocense | 2010
- Empréstimo de documentos para a exposição “Aquedutos de Portugal. Água e Património – Évora 2011/2012”, no Convento dos Remédios em Évora | 2011/2012
- Cedência da exposição “CINEMA, TEATRO E ESPETÁCULOS” à União das Freguesias de Estremoz (Stª Maria,Stº André) | 2016
- Cedência da exposição “MEMÓRIAS HISTÓRICAS DE EVORAMONTE”, à Junta de Freguesia de Évora Monte | 2019

PROTOCOLOS
- Protocolo de cooperação com a Family Search - digitalizar e disponibilizar arquivos de valor genealógico e histórico | 2016
- Adesão à Rede de Arquivos do Alentejo - Secção do Distrito de Évora (RAA-DE) | 2016 
- Protocolo de Colaboração com a Junta de Freguesia de Évora Monte | 2018 
- Protocolo de Colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Estremoz | 2019 
- Protocolo de Colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Évora Monte | 2019 
- Protocolo de Colaboração com a Sociedade Filarmónica Artística Estremocense | 2020

- 8 manuscritos sobre pergaminho dos séculos XIV, XV e XVI | 2004 (compra em leilão)
- Documentação diversa relativa a Estremoz | 2007 / 2011(compra em leilão)
- Documentação do lagar de Azeite denominado “Lagar dos Guias” | 2012 (Doação)
- Documentação pertencente a José Palmeiro da Costa | 2013 (Doação)
- Documentação pertencente a Júlio Augusto Martins | 2018 (Doação)
- Arquivo Histórico da Junta de Freguesia de Évora Monte | 2018 (Em Depósito)
- Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Estremoz | 2019 (Em Depósito)
- Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Évora Monte | 2019 (Em Depósito)
- Arquivo Histórico da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense“União”| 2020 (Em Depósito)

O Arquivo Distrital de Évora promoveu, em 2016, a criação de uma Rede de Cooperação entre Arquivos sob a designação "Rede de Arquivos do Alentejo - Secção do Distrito de Évora" (RAA-DE).
Esta Rede de Cooperação destina-se a monitorizar a atividade dos arquivos existentes na região e a difundir boas práticas através da realização de reuniões periódicas, entre o Arquivo Distrital e os restantes membros da Rede, e da criação de grupos de trabalho orientados para questões mais específicas.
A RAA-DE é constituída pelo Arquivo Distrital de Évora, entidade coordenadora, e pelas entidades aderentes.
O Município de Estremoz aderiu, reconhecendo as mais-valias que o trabalho em rede poderá proporcionar no que respeita à salvaguarda e à divulgação do património arquivístico do concelho. 


Site: http://adevr.dglab.gov.pt/servicos/apoiotecnico/rede-de-arquivos/

Guia dos Arquivos do Distrito de Évora | 2019 Aqui