Património Megalítico
Tipo de monumento: Anta
Coordenadas: 38°45'53.56"N 7°37'5.10"W
Freguesia: Glória
Período: Neo-Calcolítico
Descrição: Em relação ao levantamento de 1953 feito pelos Leisner, falta um esteio da câmara e um do corredor, embora este último possa corresponder a uma laje tombada a cerca de 3m do local. A mamoa, de que ainda restam vestígios, foi ligeiramente cortada na face Sudoeste pelas máquinas que abriram um caminho junto ao monumento na altura da plantação de eucaliptos. Este monumento encontrava-se já em 1953 violado, tendo esta violação ocorrido diretamente na câmara, por meio da escavação de uma vala através da mamoa em direcção a um dos esteios, que atualmente se encontra tombado. Esta vala foi posteriormente entulhada com pedras, muito provavelmente provenientes da couraça da mamoa. Conforme a intervenção dos Leisner o monumento estaria "aproximadamente a 200m acima do Monte das Casas, sai do lado oeste da estrada nova, um caminho em direcção ao Monte da Água Santa, passando ao Norte da freguesia e da sua igreja. Percorrido um quilómetro e meio neste caminho, vê-se cerca de 200m a sul, ao alto, a anta, cujas pedras baixas pouco se fazem notar.A sua construção é igual à da anta das Entre Águas: tem uma câmara de polígono regular, constituída por sete esteios e um corredor bastante comprido, do qual hoje se conservam sete pedras, num comprimento de 3,50m.Há restos de mamoa. Todo o monumento está completamente escavado até uma profundidade que excede a primitiva". Em 1992 na prospeção arqueológica no âmbito do protocolo IPPAR/Portucel referido ter sido "feito o registo fotográfico, desenhos da planta e alçados à escala 1/20, a topografia da mamoa e confirmada a orientação de Este 10º Sul". Não é clara a origem da designação de "Alto do Seixo", referida primeiramente por Rocha (2002, relat. 2003: 26).
Acesso: A 250m Sul do Monte de Água Santa.
Classificação: Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)
Tipo de monumento: Anta
Coordenadas: 38°45'53.56"N 7°37'5.10"W
Freguesia: Glória
Período: Neo-Calcolítico
Descrição: Monumento megalítico designado como Casas do Canal 6 ou Herdade da Corticeira. Da sua estrutura funerária conserva um esteio da câmara, na altura primitiva de 2,20m, e mais dois, cortados à flor do terreno. O chão atual do interior da anta é formado por camadas rochosas, o que impede a escavação do monumento. Não apresenta restos de corredor, nem da mamoa. Em 1992 na prospeção arqueológica no âmbito do protocolo IPPAR/Portucel referido que "tendo-se procedido à decapagem de cerca de 5cm de terras junto do esteio Norte, de forma a colocá-lo à vista e proceder ao desenho da planta. Fez-se o registo fotográfico, o desenho da planta e de um alçado (restam apenas 3 esteios, dois dos quais cortados à face do terreno).Não houve alterações do estado do monumento desde 1953." (Arnaud et al, 1993: n.º 6, Fig. 1, Fot. 13, 14).
Acesso: A 150m a Norte do Monte da Corticeira.
Classificação: Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)
Tipo de monumento: Anta
Coordenadas: 38°47'7.46"N 7°37'52.17"W
Freguesia: Glória
Período: Neo-Calcolítico
Descrição: O dólmen da Herdade das Entre Aguas ou Entreáguas é um monumento megalítico de corredor comprido. A câmara, de polígono regular, é composta por 7 esteios de largura igual, cuidadosamente postos quase a prumo, sem sobreposição nas esquinas. Altura do chão primitivo: 2,50m. Na entrada da câmara jaz a laje que estava sobranceira à porta. O corredor, 4,40m de comprimento, 1m de largura, conserva 4 esteios de cada lado, mais um caído na entrada. Desnível entre a câmara e o corredor: 1,40m. No lado exterior do corredor há, caída no terreno, uma laje com covinhas na superfície. Conservam-se restos da mamoa; à distância de 13m da entrada do corredor há uma pedra firme que podia indicar a sua orla.
Acesso: A 700m a Oeste do Monte das Entre Águas, na margem sul da ribeira do Canal, em terreno elevado que desce a Leste.
Espólio: Fragmento de um vaso de fundo levemente esférico e corpo baixo, barro e superfície de cor vermelho-claro, no interior acinzentado; fragmento de bordo espesso de um vaso globular de cor vermelho-acastanhado claro; fragmento de pequeno vaso de polimento lustroso; fragmento de vaso finíssimo de cor vermelho-vivo no exterior.
Depositários: Museu Nacional de Arqueologia e Museu do Palácio Ducal de Vila Viçosa
Classificação: Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)
Tipo de monumento: Anta
Coordenadas: 38°47'25.39"N 7°38'15.12"W
Freguesia: Glória
Período: Neo-Calcolítico
Descrição: Câmara com 2 esteios in situ, partidos pela base. Junto encontram-se mais dois esteios. Não há qualquer vestígio de corredor e a mamoa está muito destruída. Nota-se um aglomerado de pedras. Intervencionada pelos Leisner em 1952/1953. Coordenadas conforme Leonor Rocha (2002, relat. 2003: 31).
Acesso: 500m N do Foro do Ferreiro.
Classificação: Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)
Tipo de monumento: Anta
Coordenadas: 38°47'28.85"N 7°35'12.40"W
Freguesia: Glória
Período: Neo-Calcolítico
Descrição: Monumento megalítico designado por Herdade do Montinho 1 ou Anta do Montinho, localiza-se na horta do Monte do Montinho, 100m a Oeste do monte e a 50m da casa da horta. De câmara poligonal, primitivamente composta por sete esteios, falta a cabeceira. Os esteios, cuja altura do chão primitivo deve ter sido aproximadamente de 2m, estão em parte muito inclinados para dentro por causa de ter a câmara sido recentemente escavada numa profundidade que muito excede a primitiva. Os esteios do lado sul foram deslocados por antigos trabalhos de máquinas. A cerca de 4m detetou-se uma pequena elevação que poderá ser a mamoa de uma segunda Anta referenciada pelo caseiro da propriedade, ou outro tipo de monumento funerário. Sepulcro escavado pelo casal Leisner (1955: 17; 1959: 158, Est. 33 - n.º 11, Est. 95 - n.º 10). Em 1990 na prospeção arqueológica no âmbito do protocolo IPPAR/Portucel referido que "o monumento apresenta ter cerca de 2,20m por 2,20m notando-se ainda vestígios de metade da mamoa. Os esteios do lado sul foram deslocados pelas máquinas. A cerca de 4m deteta-se uma pequena elevação, que poderá ser a mamoa da 2ª anta referenciada pelo Sr. Francisco".
Acesso: 50m Sul da Casa da Horta, 100m W do Monte do Montinho.
Classificação: Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)