Ir para o conteúdo

Igreja de São Lourenço de Mamporcão

Reconstruída totalmente aquando da visitação de 1534, não se conhece a data da sua fundação, apenas que já era curada nesta altura. O local onde está implantada pertencia à Herdade de Mamporcão, topónimo existente desde a Idade Média, como alcunha do proprietário da mesma, mas do qual se desconhece o significado.

A estrutura principal da igreja, o corpo, poderá indiciar, pela sua simplicidade, uma obra quinhentista pós-manuelina, mas é difícil de comprovar visto ser um modelo que ainda é utilizado posteriormente em construções de carácter popular. Além do mais, os indícios de obras estruturais mais tardias são tantos que se torna complicado vislumbrar o que será do edifício original.

Assim, no exterior, a igreja, na sua fachada, apresenta um frontão triangular muito simples, com o campanário à esquerda e sino de inícios do século XIX. A cobertura exterior da abside aparenta ter sido construída no século XVII.

O interior é também despretensioso, à excepção da capela-mor, com alguns elementos típicos do século XVIII e o respectivo retábulo, barroco do reinado de D. João V (r. 1707-1750). Também interessante e típico em meios rurais, é o núcleo de ex-votos em óleo sobre tela e chapa de cobre do século XIX. Também barroco mas anterior, do reinado de D. Pedro II (r. 1675-1706), é o lavabo de mármore existente na sacristia, com volutas e máscara antropomórfica.