Anta 2 da Herdade das Casas do Canal (do Foro da Passadeira) / Casas do Canal 2/ Foro da Passadeira

Em Estremoz as antas mais antigas pertencem ao período do Neolítico Médio/Final, com sepulcros já com corredor e de monumentalidade acentuada.

Atualmente, conserva apenas 5 esteios da câmara in situ, sendo que um está partido junto da base. O esteio da cabeceira, de 2,40m de altura, está bastante inclinado para o lado exterior. Já não se encontram vestígios do corredor nem da mamoa.

Localização: Canal / Freguesia da Glória

Coordenadas GPS : N 38º 46. 567' W 7º 36. 387'

Como chegar: Este monumento situa-se junto à Estrada Nacional n.º 381, no sentido Estremoz-Redondo, do lado esquerdo, numa colina junto à margem norte da ribeira do Canal.

Data da Escavação: 1 de Outubro de 1952

Tipo de monumento: Anta de corredor (embora atualmente o corredor seja inexistente)

Espólio: Não foi identificado qualquer espólio.

Acesso: Fácil acesso.