Voto de Pesar pelo falecimento de Guilhermina Maldonado

EDITAL

N. º13 /2019

Nuno Filipe Queijinho Rato, Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, torna público, que na Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Estremoz realizada no dia 27 de setembro de 2019, sob proposta do Grupo Municipal do PS, foi APROVADO por UNANIMIDADE o seguinte VOTO DE PESAR, que se transcreve:

VOTO DE PESAR

«A Assembleia Municipal de Estremoz, reunida em sessão ordinária no dia 27 de Setembro de 2019, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Guilhermina Elsa Lobo Pirra de Sousa Maldonado, artesã multifacetada cuja atividade se distribuiu, entre outras artes, pela criação de peças ao gosto conventual do século XVIII, com um destaque muito especial para as lâminas e as maquinetas ricamente trabalhadas.

Prendada com uma vontade férrea e uma paciência sem limites, era dotada de rara sensibilidade artística. A elas soube aliar o prazer de criar, o que fez com uma imaginação espantosa, ainda que temperada pelo rigor e pela procura incessante de perfeição e delicadeza, com requintes de minúcia que eram o seu timbre.

As mensagens de Paz e Harmonia sempre presentes nos seus trabalhos, faziam-nos render à Arte de Guilhermina Maldonado.

A sua partida é uma perda irreparável e deixou a cidade mais pobre.

Como preito de homenagem a esta figura cimeira da cultura popular estremocense, a Assembleia Municipal de Estremoz recolhe-se num minuto de silêncio em sua Memória.»

Para constar se publica este e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares de estilo do Município.

Estremoz, em 30 de setembro de 2019

O Presidente da Assembleia Municipal

(Nuno Filipe Queijinho Rato)