Sociedade Filarmónica Artística Estremocense completa 150 anos de existência

Assinala-se hoje, a 11 de agosto de 2021, o 150.º aniversário da fundação de uma das mais relevantes coletividades do concelho de Estremoz, a Sociedade Filarmónica Artística Estremocense e, para assinalar a data, o Presidente da Câmara Municipal de Estremoz entregou, aos representantes da banda, uma Carta de Reconhecimento pela ação cultural desenvolvida, no concelho de Estremoz, felicitando-a pelo seu 150.º aniversário.

A Sociedade Filarmónica Artística Estremocense, ou União como é mais conhecida entre os estremocenses, foi fundada em 11 de agosto de 1871. Desde o primeiro momento, a sua principal atividade foi a intervenção na música filarmónica com a constituição e manutenção da Banda Filarmónica. O seu primeiro fardamento foi estreado em 1891, tendo sido custeado pelos músicos filarmónicos a partir de atuações realizadas em diversos eventos.

Foi-lhe outorgado pela Comissão Administrativa Municipal de Estremoz, a 19 de outubro de 1926, o título de Banda Municipal, tendo-lhe sido entregue uma fita com as armas de Estremoz para o estandarte. Foi galardoada com a Medalha de Dedicação da Cruz Vermelha Portuguesa, em 6 de outubro de 1929. É Sócia Benemérita da Liga dos Combatentes, desde 29 de Setembro de 1955. É associada do INATEL, da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e da Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Évora.

Tem sido ponto de encontro de gerações e gerações de estremocenses, sendo de salientar a fundação, no seu seio, do Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide”, em 1930, da Orquestra Típica Alentejana, e o seu Rancho Folclórico, em 29 de setembro de 1955. Na lira do seu estandarte encontram-se testemunhos e recordações das várias localidades visitadas pela Banda Filarmónica, desde o Norte ao Algarve, passando pela Região de Lisboa, por todo o Alentejo e pela Extremadura espanhola. Em termos locais, para além da participação nas Marchas Populares e noutros eventos locais, tem colaborado desde sempre no Carnaval de Estremoz.

A atividade foi mantida ao longo dos tempos graças ao empenho e dedicação de sucessivos dirigentes e gerações de músicos. Conta atualmente com cerca de 200 associados e mantém em funcionamento a Banda Filarmónica.

A Escola de Música encontra-se atualmente sem atividade, em virtude da situação pandémica em que vivemos.

Atualmente a Direção é composta pelo Presidente Miguel Belfo, Vice-Presidente Rui Rebola, tesoureiro João Belfo e os secretários Jorge Madeira e Tiago Monteiro.

A Câmara Municipal de Estremoz, através da direção da União, parabeniza todos os sócios, membros da banda e aqueles que de algum modo contribuíram e contribuem para a continuada atividade desta Filarmónica.