Seminário "Mármores, uma atividade industrial com história e futuro" em Estremoz

Está a acontecer hoje, dia 27 de fevereiro, no Teatro Bernardim Ribeiro, um seminário, com o tema "Mármores, uma atividade industrial com história e futuro", enquadrado no âmbito do estudo Património e História da Indústria dos Mármores (PHIM).
Do programa destacamos as seguintes atividades:
- 10:00 horas - Sessão Inaugural com Jorge Pulido Valente - Vice Presidente da CCDR Alentejo, Rafael Alfenim - DRCA, Paulo Barral - CECHAP, António Serrano - Câmara Municipal de Estremoz, Hermínia Vilar - CIDEHUS - UE.
- 10:30 horas - Inicio do Seminário com a conferência - Engenharia Civil, Cidadania e Património (Vítor Cóias - GECoRPA e Fórum do Património).
- 11:15 horas - Painel I - O Direito das Minas (Paulo Barral | CECHAP)
Direito das Minas: uma investigação em curso (Pedro Caridade de Freitas | THD-Lisboa - FDUL)
Direito das Minas na colónia do Brasil (Sandro Sousa | THD-Lisboa - FDUL).
- 12:00 horas - Painel II - Território, Sustentabilidade e Recursos Naturais (Ana Cardoso de Matos | CIDEHUS – UE)
Os mármores na primeira globalização do Mediterrâneo: a difusão no Império romano (André Carneiro | CHAIA – EU; Nuno Mourinha | UC, CECHAP; Noel Moreira |ETC - UE)
Rochas: de micro para macro (José Mirão | Hércules – UE).
- 14:30 horas - Painel III – Os Mármores na Economia entre os séculos XVII e XX (Dr.º Nuno Mourinha | UC, CECHAP)
Os mármores na perspectiva histórica, séculos XIX e XX (Armando Quintas | CIDEHUS – UE, CECHAP)
Comunicação a indicar (António Castro Henriques | FEUP).
- 15:30 horas - Painel IV – História da Arte (Carlos Filipe| ARTIS-IHA, CECHAP)
Comunicação a indicar (Fernando Grilo | ARTIS-IHA - FLUL)
Clara Moura Soares e Rute Massano Rodrigues | ARTIS-IHA - FLUL.