Sansão e Dalila - Projeto Ópera na Escola
No próximo dia 7 de maio, pelas 21:00 horas, terá lugar no Teatro Bernardim Ribeiro de Estremoz uma récita da Visitação à Ópera Sansão e Dalila de Camille Saint-Saëns.
Trata-se de uma iniciativa da Escola Secundária Rainha Santa Isabel (ESRSI), em articulação com a Câmara Municipal de Estremoz e com a Ópera na Academia e na Cidade (OAC), associação da qual a ESRSI faz parte, bem como outras instituições do Ensino Secundário e Superior, municípios e demais organizações da sociedade civil. Depois de O Crepúsculo do Crítico de Henrique Silveira, em 2018, e de O Barbeiro de Sevilha de Rossini, em 2019, esta é já a terceira produção operática que junta músicos, cantores e técnicos profissionais, bem como alunos e professores da ESRSI, numa experiência pedagógica única no panorama nacional.
Deste modo, a escola assume-se como produtora de cultura, apostando no enriquecimento cultural da comunidade escolar, através de uma exploração dinâmica dos múltiplos saberes da arte interdisciplinar que é a ópera. Visitação à Ópera Sansão e Dalila é uma adaptação/atualização da ópera, com música de Camille Saint-Saëns e libreto de Ferdinand Lemaire, que estreou a 2 de dezembro de 1877, no Hoftheater na Alemanha. Representa o célebre mito bíblico presente no Livro dos Juízes, dando destaque à história de amor e traição de Sansão e Dalila, bem como à guerra entre hebreus e filisteus. A produção desta ópera coube a um grupo de trabalho que incluía professores da ESRSI. Integram o elenco artístico, sob a direção musical do Maestro José Ferreira Lobo, os cantores Pedro Rodrigues, Gisela Sachse e André Henriques. A encenação está a cargo de Carlos Avilez, com o desenho de luzes de Roberto Punzi.
Os bilhetes para a Récita estarão disponíveis, gratuitamente, na bilheteira do Teatro Bernardim Ribeiro, a partir das 9:00 horas, da próxima quinta-feira, dia 05 de maio de 2022.