Reabilitação da Casa da Convenção de Evoramonte

A Casa da Convenção, em Evoramonte, sofreu recentemente obras de reabilitação e conservação, no âmbito do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

As obras tiveram início no passado mês de dezembro e a primeira fase do projeto de reabilitação já se encontra concluído, tendo incidido na recuperação da cobertura, reforço das infraestruturas elétricas, instalação de rede de águas e saneamento e construção de instalações sanitárias. Estas obras permitirão, no futuro, instalar no imóvel um centro de acolhimento ao visitante daquele centro histórico, bem como um núcleo interpretativo da Convenção de Evoramonte, contribuindo assim para promover e dinamizar a atividade turística naquela freguesia e no concelho de Estremoz.

Apesar de não possuir muito valor arquitetónico, a Casa da Convenção é um edifício emblemático do ponto de vista histórico, por ali ter sido assinada, em 26 de maio de 1834, a célebre Convenção de Evoramonte, tratado de paz que pôs termo à guerra civil entre liberais e absolutistas e que resultou no triunfo do Liberalismo em Portugal.
Esta primeira fase de reabilitação da Casa da Convenção de Evoramonte, que representa um investimento de 62.010€, insere-se no PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Estremoz e é financiada a 85% (52.708,50€) pelo FEDER, através do Programa Operacional Regional do Alentejo 2020.

Mais informações em: http://www.cm-estremoz.pt/ad_conteu.../.../fls6_271216235613.pdf