“Quem soltou o Pum?”

Durante o mês de outubro comemoram-se várias efemérides relacionadas direta ou indiretamente com a população mais idosa.- Dia Mundial do Idoso, dia Mundial da Alimentação, Dia do Pão, Dia do Sorriso e Dia do Careca, entre outras.
Mas será que não deviam ser todos os dias, dias de todos nós. Pois é, por isso mesmo e não coincidindo com nenhum destes dias a Biblioteca Municipal decidiu dedicar a história deste mês a todos vocês em especial aos que estão institucionalizados. A Biblioteca Municipal visitava essas instituições mensalmente desde 2014 com o projeto “ Histórias que se Cruzam”, projeto que se encontra cancelado devido à pandemia.
Numa das sessões desse projeto contei uma história que mais tarde vários utentes pediram para eu repetir. E porque muitos de nós ( atrevo-me a dizer quase todos) não temos a perceção a maioria das vezes que a noção e conceção de tempo para nós ( mais novos) e para a população mais idosa é muito diferente.
A ideia de finitude para eles é um dado adquirido e para nós nem tanto, e fui adiando, adiando esse recontar da história . Hoje vou fazê-lo mas  com alguma mágoa e tristeza porque para alguns já não vou a tempo de lhe realizar esse pedido. Se é uma história que aborda a temática do envelhecimento e tudo o que este acarreta, digo que não, mas quero.
Homenageando todos os que estão e que já partiram  com algo que gostaram e que os fez rir, e este continua a ser o melhor remédio e por isso tinha que ser  “Quem soltou o Pum?” de Blandina Blanco e José  Carlos Lollo.