Projeto de Investigação EstremHUB - Um marco para o estudo da Sociedade Lusitano-Romana no alto Alentejo

O projeto de investigação designado EstremHUB tem como principal objetivo estudar a sociedade lusitana, entre a II idade do ferro e a época romana, no concelho de Estremoz.
Como tal, foram selecionados vários casos de estudo que abordam a evolução do povoamento e o uso do território desde a época pré-romana até à antiguidade-tardia. Serão estudados diversos sítios arqueológicos do concelho, como Silveirona, o Castelo Velho de Veiros e a villa romana de Santa Vitória de Ameixal.
Os trabalhos arqueológicos (a decorrer), consistem em prospeção arqueológica e geofísica e serão desenvolvidos graças à colaboração com o laboratório Minarq do Instituto de Arqueologia de Mérida, pelas universidades de Ghent e Nottingham, e parceiros locais da Universidade de Évora e da Câmara Municipal de Estremoz.
Os resultados obtidos neste projeto de investigação, serão integrados também no projeto "Carta Arqueológica do concelho de Estremoz", que está a ser desenvolvido pelo Município de Estremoz, em colaboração com a Universidade de Évora.
Mais informações em http://www.iam.csic.es/en/investigacion/proyectos/.