Projeto Adapta.Local.CIMAC

O Projeto Adapta.Local.CIMAC propõe-se, a partir do referencial consagrado no ClimAdapt.Local e da participação noutros projetos deste âmbito, desenvolver Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas para todos os municípios (14 no total) que integram a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).
Vai ao encontro do âmbito do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, em que uma das áreas privilegiadas está relacionada com os instrumentos de adaptação e o desenvolvimento de medidas de adaptação ao nível local, seguindo uma abordagem integrada entre os diversos sectores observados pela Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas 2020.
O projeto Adapta.Local.CIMAC - Planeamento da Adaptação Climática Municipal no Alentejo Central tem como principais objetivos:
- Promover a integração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo Central à escala municipal;
- Dotar os municípios do Alentejo Central de um instrumento estratégico e operacional de adaptação às alterações climáticas que aumente a resiliência local;
- Promover a integração da adaptação às alterações climáticas nos Instrumentos de Gestão Territorial;
- Definir um quadro operacional de adaptação às alterações climáticas a implementar até 2030;
- Aumentar a capacidade adaptativa dos municípios promovendo a capacitação dos técnicos municipais no domínio da adaptação climática local;
- Aumentar a sensibilidade e a preparação dos atores locais e regionais para lidarem com as implicações das alterações climáticas.
Conheça aqui o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Estremoz.
#VivEstremoz