PROGRAMA EDUCATIVO “CIENTISTA REGRESSA À ESCOLA” com Mauro Pinto

No âmbito do programa “Cientista Regressa à Escola”,  implementado pela organização Native Scientists, no dia 20 de março, o cientista Mauro Pinto, natural de Estremoz, regressou à Escola Básica da Mata para realizar oficinas de ciência com os alunos do 4.º ano. Para além desta escola, visitou ainda a Escola do Caldeiro.
Este programa pretendeu proporcionar uma experiência única de promoção da literacia científica aos alunos finalistas do 1.º ciclo, em que o cientista preparou uma oficina prática e pedagógica, durante um dia inteiro na sua escola de origem.
Previamente, os professores receberam as instruções a dar aos alunos e após a realização da oficina os alunos envolvidos farão a sua candidatura ao concurso interescolar do programa e receberão um poster com autocolantes de todos os cientistas que regressaram às suas escolas. Os vencedores do concurso terão a oportunidade de visitar um centro de investigação científica e participar na cerimónia de entrega de prémios, a decorrer em setembro na Fundação Champalimaud, em Lisboa.
Ao acolher este programa, o Município de Estremoz celebra a ciência, desconstrói estereótipos e promove a literacia científica, estabelecendo pontes entre a comunidade científica e as pessoas da nossa terra. Assegura também que as crianças do 4.º ano envolvidas no projeto, ao transitar para o segundo ciclo, vivem a experiência de conhecer e trabalhar com um cientista.
O programa tem o apoio da União Europeia no âmbito do projeto RAISE e da Universidade de Coimbra.
#VIVEstremoz

Notícias Relacionadas