O Dia de Santa Isabel celebra-se a 4 de julho

 

O Dia de Santa Isabel celebra-se a 4 de julho.

Isabel de Aragão nasceu no ano de 1269, em Saragoça, Reino de Aragão e faleceu a 4 de julho de 1336, vítima da peste, em Estremoz. Isabel foi rainha consorte de Portugal, tendo casado com D. Dinis de Portugal, "o Lavrador".

Criada num ambiente profundamente religioso, Isabel manteve desde cedo uma relação estreita com a fé, sendo piedosa e ajudando aos necessitados. Vários relatos de milagres criaram à sua volta uma lenda de santidade, como o famoso milagre das rosas, onde a rainha levava pães para dar aos mais pobres quando foi surpreendida e questionada sobre o que estava a fazer pelo marido. Esta respondeu que eram rosas, e ao mostrar o que levava no vestido surgiram mesmo rosas em vez de pães.

Após a morte do marido, retirou-se da vida da corte e foi viver na pobreza e na simplicidade, tal como pregava a Ordem Terceira Franciscana.

A lenda reza também que ao ser levado para Coimbra para ser sepultado, o seu corpo defunto cheirava a rosas. As suas relíquias encontram-se na Capela da Rainha Santa Isabel, na freguesia de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.

Isabel foi beatificada em 1516, pelo Papa Leão X e canonizada pelo Papa Urbano VIII, em 1625.