Noite Europeia dos Investigadores 2017 acontece em Estremoz

No próximo dia 29 de setembro, a Ciência sai à rua para discutir o futuro da humanidade com base nos últimos avanços científicos. Estremoz é uma das 18 localidades onde se vai realizar a “NEI - NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES 2017” e o Centro Ciência Viva de Estremoz (CCVE), convida todos os estremocenses a participarem nesta iniciativa e a juntarem-se aos seus investigadores e às diversas atividades propostas para este dia.

Do programa da NEI 2017 destacamos as seguintes atividades:

9:00 - 20:00 horas – CCVE

Exposições interativas destinadas ao público em geral:

- Terra, um planeta dinâmico;

- Evolução, resposta a um planeta em mudança;

- Observatório de Ciências da Terra Professor Doutor José Mariano Gago;

- Do Silício à Sílica, 2 milhões de anos de Evolução;

- Evolução, ver o presente?;

- Ver a Terra nos ombros de Gigantes.

9:00 - 18:00 horas – Concelho de Estremoz

Saídas de Campo

- A pé ou a pedalar pelo Sistema Solar

Em torno de Estremoz existe o único Sistema Solar à escala em toda a Península Ibérica e um dos poucos a nível mundial.

- O Oceano de há 600 milhões de anos

Visita a uma exploração de mármores em laboração, onde se dá destaque aos processos associados à génese das litologias presentes, a sua relação com a topografia da região, os processos de exploração desta rocha ornamental assim como os problemas sociais, económicos e ambientais inerentes à indústria extrativa.

16:00 às 17:30 horas – Jardim em frente ao CCVE

Observação astronómica diurna

Sabias que o Sol tem manchas? E que cospe gases? Vem observar a estrela mais potente do nosso Sistema Solar! A participação é livre e a observação realizar-se-á recorrendo a telescópios, com filtro solar e pelo método de projeção.

A NEI de 2017, que conta com a coordenação da Ciência Viva, será um convívio informal e divertido entre comunidade científica e o público em geral. O principal foco desta edição da NEI é o futuro da Ciência e os grandes desafios que se colocam a cientistas, mas também a cada um de nós.

As iniciativas agendadas para Estremoz estão a cargo do Centro Ciência Viva de Estremoz, do Município de Estremoz, da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e do Instituto de Ciências da Terra. As atividades contam com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e da Universidade de Évora. O projeto da Noite Europeia dos Investigadores é financiado pela Comissão Europeia no âmbito das Ações Marie Sklodowska-Curie.

Notícias Relacionadas