No 40.º aniversário do falecimento de Júlio Maria dos Reis Pereira

No dia 17 de Janeiro de 2023, assinalam-se os 40 anos do falecimento de Júlio Maria dos Reis Pereira, brilhante pintor e escritor sob o pseudónimo de Júlio e Saúl Dias respetivamente. O Município evoca, também, o colecionador de Bonecos de Estremoz, cuja coleção foi adquirida em 1971 e exposta em 1975 no Museu Municipal de Estremoz, sendo desde então um conjunto chave para a compreensão histórica e antropológica do que é o figurado modelado ao modo de Estremoz.
O Museu Municipal tem divulgado a memória deste vila condense, fazendo eco do seu contributo para a salvaguarda do Boneco, mas também exposto em diversas ocasiões o seu espólio de pintura e desenho, em parceria com o Museu José Régio de Vila do Conde.