Museu Berardo Estremoz abre ao público dia 26 de julho

O Museu Berardo de Estremoz, é inaugurado dia 25 de julho de 2020, sendo que a abertura ao público se realiza no dia 26 de julho, pelas 9:00 horas.

O Museu Berardo de Estremoz é uma iniciativa conjunta da Coleção Berardo e da Câmara Municipal de Estremoz. Este equipamento museológico apresenta aquela que é considerada a maior e mais importante coleção privada de azulejos do nosso país. 

Composta por azulejos in situ, património integrado na Quinta e Palácio da Bacalhôa (Azeitão) e no Palácio Tocha (Estremoz), e por mais de 4.500 exemplares móveis, datados do século XIII ao século XXI.

Instalado no histórico Palácio Tocha, imóvel classificado como monumento de interesse público, o museu conta as estórias e a História dos últimos séculos da azulejaria, através da exposição inaugural - "800 Anos de História do Azulejo", comissariada pelos especialistas Alfonso Pleguezuelo e José Meco.

Neste Museu presta-se, ainda, homenagem ao mármore e ao mosaico hidráulico, respeitando a sua intemporalidade. Neste contexto, foram ainda convidados os escultores Paulo Neves e George Scheele que prestam homenagem ao mármore de Estremoz, através da apresentação de várias esculturas que demonstram o vínculo milenar desta arte a esta região.

O horário de funcionamento do Museu é das 9:00 às 19:00 horas no verão e das 9:00 às 17:30 horas, no inverno, sendo que encerra às segundas-feiras, à exceção do dia 27 de julho, imediatamente após a abertura. A entrada é gratuita até 30 de agosto de 2020.

O projeto do Museu Berardo Estremoz foi cofinanciado através dos fundos estruturais, no âmbito do Portugal 2020, sendo a componente nacional garantida pela Coleção Berardo.

 

Notícias Relacionadas