Município faz recolha de Biorresíduos no Setor Horeca


No âmbito da  Missão Cascas Solidárias - Estremoz, o Município de Estremoz iniciou, no dia 15 de janeiro, o Circuito de Recolha Porta-a-porta de Biorresíduos no Setor Horeca, IPSS e Escolas do Centro Urbano.
Com este serviço, gratuito, pretende-se cumprir as obrigações emanadas pelo Regime Geral de Gestão de Resíduos, o qual prevê a obrigatoriedade da separação na origem de biorresíduos, provenientes da atividade de restauração, até 31 de dezembro de 2023. Deste modo e tendo também, como obrigação, os sistemas municipais de gestão de resíduos urbanos a operacionalização da recolha seletiva dos biorresíduos, até 31 de dezembro de 2023, o município arrancou com este circuito para os produtores do centro urbano de Estremoz.

Este serviço de recolha teve a sua 1.ª abordagem junto do público-alvo, através de uma Ação de Sensibilização e comunicação porta-a-porta, de modo a informar, sensibilizar e angariar clientes para o circuito de recolha. Posteriormente foram entregues os contentores de 60l e 120l aos aderentes e prestada mais alguma informação e esclarecimento de dúvidas.
O circuito conta, atualmente, com 23 adesões entre restaurantes, escolas e entidades. Caso seja proprietário de um restaurante ou representante de uma instituição cujas instalações são no centro urbano de Estremoz, tendo em consideração a obrigatoriedade de separação dos biorresíduos na origem, e se ainda não foi contactado pelo Município pode verificar se pode integrar o circuito. Para isso pode contactar o Município pelo telefone n.º 268 339 200 (Setor de Planeamento e Gestão Ambiental) ou enviar um email para 
ambiente@cm-estremoz.pt.

Depois de recolhidos, os biorresíduos são entregues à Gesamb, EIM, para encaminhamento para compostagem e transformação num composto certificado e de qualidade.
Para além da recolha seletiva de biorresíduos o Município disponibiliza, de forma gratuita, compostores domésticos à população e entidades e tem em funcionamento 4 ilhas de compostagem comunitária. 
A iniciativa Missão Cascas Solidárias integra uma candidatura do Município de Estremoz financiada pelo Fundo Ambiental, com o apoio da CIMAC e da Gesamb.  
 
#VIVEstremoz
 

Notícias Relacionadas