IX Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das cidades Educadoras

O tema central do segundo dia do Congresso foi: 'Autonomia, mobilidade e sustentabilidade nas cidades educadoras.
A primeira conferência plenária contou com os oradores Francisca Benitez e Eduarda Aun do Projeto Global Designing Cities Iniciative e com José Carlos Mota  da Universidade de Aveiro. A moderação do debate esteve a cargo de Luísa Schmidt, vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras.
As ideias base foram a necessidade de mudar as cidades pelas crianças tendo em conta a escola como elemento nuclear do bairro.
De seguida o município de Estremoz teve oportunidade de assistir à apresentação das seguintes experiências de boas práticas : Pedal In Águeda, do município de Águeda ; Programa Municipal de Comboios de Bicicletas, do município de Lisboa ; Viver a Cidade, do município de Santo Tirso; SigAPÉ, da Associação para a promoção da Segurança Infantil; Bus Pedestre, do município de Valongo; Arrábida sem carros, do município de Setúbal e Kiss&Ride do município do Porto.
Da parte da tarde a proposta foi a realização de um walkshop sob o tem: ' A cidade sob os olhos de uma criança' com um percurso pela cidade com uma perspetiva de uma altura de 95cm.
Os trabalhos encerraram com a realização da Assembleia geral da Rede Territorial Portuguesa das cidades Edicadoras que teve a seguinte ordem de trabalhos:
1- Informação sobre a reunião do Comité Executivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras, Curitiba.
2- Dia Internacional da Cidade Educadora 2023
3- Informações dos grupos temáticos de trabalho
4- outros assuntos.
Foi um dia de partilha de experiências muito interessante para possível aplicação em cada um dos territórios.