III Aniversário dos Bonecos de Estremoz como Património da Humanidade
Dia inolvidável que marcou não só o contexto local e nacional, mas também o internacional, já que continua a ser o único Figurado em Barro inserido numa Lista UNESCO.
Mais que um ponto de chegada, a inserção na Lista Representativa foi um ponto de partida para um trabalho que continua a ser desenvolvido para a Valorização e Salvaguarda desta arte estremocense. Como resultados concretos deste trabalho, a curto prazo, teremos a inauguração de um Centro Interpretativo no primeiro semestre de 2021, e primeiro trimestre será apresentado o Laboratório de Investigação, Conservação e Restauro, o qual estará igualmente localizado no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte. Destacamos em termos do Laboratório, o protocolo que vai ser assinado com o Centro Hércules da Universidade de Évora, para que este setor usufrua do Know how científico desta instituição que é uma referência internacional.
Finalmente, neste mês de dezembro, temos ainda a entrega da certificação como produtores reconhecidos de Bonecos de Estremoz, aos barristas Madalena Bilro e Zé Carlos Rodrigues. Momento de grande relevância, porque marca a que é certamente a maior vitória da candidatura a Património da Humanidade, a continuidade assegurada do Boneco de Estremoz.