"Histórias em tempo de pandemia" pela Biblioteca Municipal de Estremoz

As “Quintas de Encantar” e os “Contos à 6ª” voltam a dar o ar da sua graça na Biblioteca Municipal de Estremoz, agora adaptadas a esta nova realidade de pandemia COVID-19.

Em vez de os miúdos e graúdos visitarem a Biblioteca Municipal, é a Biblioteca que, através da tela de um computador e de uma câmara, invade as vossas casas, escolas, quintais e jardins com muitas histórias, fantasia e boa disposição.

Não é a situação ideal mas, neste momento, é a possível para que todos estejam em segurança.

Logo que seja permitido e seguro voltaremos a encontrar-nos, em "nossa casa", a casa dos livros, da leitura e da imaginação – a BIBLIOTECA.

Assim, duas vezes por mês (salvo algum impedimento) serão disponibilizadas histórias nos meios digitais da Câmara Municipal de Estremoz. Permanecerão online durante todo o mês (ou por tempo indeterminado e/ou possível).

Serão também disponibilizados de uma forma mais regular momentos de leitura ou de apresentação de temas para sensibilização e/ou reflexão para miúdos e graúdos: “Contar, recontar e falar nunca nos há-de cansar”.

Nestes momentos pretende-se dar primazia à leitura, promover o contacto com o livro ou outro documento escrito, permitindo um aumento de vocabulário, melhoria na escrita e dicção de palavras etc., fomentando a “literacia” da Língua Portuguesa, objetivo lato de todos nós e em especial de um espaço de conhecimento como são as bibliotecas. Poderão ser abordados alguns temas, nem que seja pelo simples prazer de comunicar, que é sem dúvida mais um dos objetivos das bibliotecas.