Há um ano foi entregue a candidatura dos Bonecos de Estremoz a património da humanidade
Faz hoje, 22 de março de 2017, um ano que o Municipio de Estremoz entregou a candidatura da Produção de Figurado em Barro de Estremoz a Património Imaterial da Humanidade, na Comissão Nacional da UNESCO (CNU), a qual depois de aceite foi formalmente entregue pela Missão Permanente de Portugal na UNESCO naquela instituição a 30 de março.
A 21 de novembro de 2016 a referida candidatura foi formalmente aceite pela UNESCO, e passou a constar na sua página de internet como processo em avaliação para inclusão na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, em dezembro de 2017.
Entretanto, desde a entrega do extenso dossier técnico de suporte da pretensão do Municipio de Estremoz, em ver o Saber-Fazer do Boneco de Estremoz reconhecido como um Património da Humanidade, as ações de valorização e salvaguarda continuaram.
Desde então, diversas exposições foram realizadas em Estremoz, conferências e ações educativas com público de todas as idades.
Na FIAPE 2016 fez-se uma promoção da arte, bem como na Bolsa de Turismo de Lisboa, e durante todo o ano, no Museu e Posto de Turismo, os visitantes foram encaminhados para visitar as oficinas de barrística.
Está também a ser promovido, durante o ano de 2017, um programa de rádio sobre o Boneco de Estremoz, da responsabilidade da Federação Portuguesa e Associações, Centros e Clubes UNESCO, com o apoio do Municipio de Estremoz, transmitido pela Telefonia do Alentejo, mensalmente.
Na toponímia da cidade já se reconhece a importância do Boneco de Estremoz para o concelho, fazendo agora parte da mesma nomes como Mariano da Conceição, Maria Luísa da Conceição, Quirina Marmelo e José Maria Sá Lemos.
A investigação sobre o figurado em barro de Estremoz, em colaboração com o Centro Hércules da Universidade de Évora, tem continuado.
Está a ser redigido um livro sobre esta arte, no Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho, que será lançado no final do ano, data em que todos conheceremos a decisão final da UNESCO sobre a candidatura.
Estamos convictos de que esta arte será reconhecida como Património da Humanidade! Uma Arte única, património de Estremoz e de Portugal. Vamos dar-lhe continuidade e dá-la a conhecer ao Mundo inteiro!