Grande vencedor do "À Mesa dos portugueses" é de Estremoz

Maria João Cortes foi a grande vencedora do concurso "À Mesa dos Portugueses" e foi surpreendida, ontem, dia 4 de fevereiro, à porta de sua casa, na entrega do grande prémio.
A 9.ª edição do concurso era composta por seis categorias: Entradas e Sopas, Peixes e Mariscos, Bacalhau, Carnes e Caça, Doçaria e Receitas dos Avós pelos Netos, e a estremocense Maria João Cortes, finalista na categoria de Entradas e Sopas, com uma Açorda de Cavala Gratinada, foi a grande vencedora, tendo recebido um prémio, no valor de 3500€, pelas mãos do Presidente da Câmara, Francisco Ramos e pela Chefe Michele Marques, júri do concurso e residente em Estremoz.
Maria João, que ao longo do concurso referiu que "Um bom alentejano tem sempre pão em casa, eu tentei recriar nesta receita, as minhas raízes e as minha vivências", estava emocionada e agradecida ao receber o prémio e as felicitações da Chefe Michele e do Presidente da Câmara, que proferiu as seguintes palavras: "Estremoz é um destino extraordinário do ponto de vista gastronómico. A Gastronomia é uma arte, o Alentejano viveu sempre de forma pobre e foi à base da sua imaginação que hoje temos uma gastronomia tão rica e isso deve-se a pessoas como a Maria João que ao longo dos tempos vieram enriquecendo aquilo que somos capazes de servir."
A Mesa dos Portugueses é um concurso do Correio da Manhã, dedicado à gastronomia Portuguesa com o objetivo de recolher as melhores receitas regionais e estimular a confecção de pratos com produtos de origem Portuguesa, para a valorização do património gastronómico português.
Parabéns Maria João Cortes, parabéns Estremoz e à gastronomia alentejana!