Figurado de Estremoz em livro

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Estremoz recebe no próximo sábado, dia 1 de setembro, pelas 17:00 horas, a apresentação ao público do livro “Figurado de Estremoz, Produção Património Imaterial da Humanidade”, da autoria de Hugo Guerreiro.

Segundo o autor, há muito que se impunha uma nova obra sobre o Boneco de Estremoz. Depois da publicação, em 1990, de ”Barros de Estremoz”, por Joaquim Vermelho, um livro de assinalável sucesso na divulgação das artes do barro da cidade estremocense, uma série de investigações trouxeram à luz um conjunto bastante relevante de novos dados, as quais permitem um olhar mais esclarecido e fundamentado sobre o Figurado de Estremoz.

Este livro pretende fazer uma compilação da investigação já efetuada, mas também dar uma nova perspetiva sobre esta arte tão popular, agora Património Cultural Imaterial da Humanidade, de modo a que curiosos, colecionadores e estudiosos nele encontrem uma informação satisfatória para as questões que procurem responder. Trata-se de uma das iniciativas previstas no âmbito do Plano de Salvaguarda e Valorização do Boneco de Estremoz, no âmbito da sua classificação como Património da Humanidade.

O autor, Hugo Guerreiro, é responsável pelo Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho e foi o responsável técnico da candidatura da Produção de Figurado em Barro de Estremoz à inscrição na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade, candidatura concluída com sucesso a 7 de dezembro de 2017, pelo Município de Estremoz.

Esta obra, publicada pela editora portuense “Afrontamento”, conta com o apoio do Município de Estremoz.