FIAPE - O Alentejo mostra-se aqui

Com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Filipe Mourinha, do Presidente da CCDRA - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Roberto Grilo, do deputado à Assembleia da República e Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, Ulisses Pereira, do Presidente da ACORE - Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz, Augusto Calça e Pina, e do Presidente da Assembleia Municipal, Nuno Rato, para além de diversas entidades civis e militares, decorreu no dia de ontem, 27 de Abril, no Auditório do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz Engenheiro André de Brito Tavares a Cerimónia de Inauguração da 31ª edição da Feira Internacional Agropecuária de Estremoz - FIAPE 2017.

Durante o seu discurso, o Presidente da autarquia estremocense enalteceu a “relação institucional entre a autarquia e a ACORE” nestes últimos quatro anos “o que valorizou a FIAPE”. Luís Mourinha falou ainda dos vários projetos que a autarquia tem em curso e que já viram luz verde para a sua concretização, como a nova Biblioteca Municipal de Estremoz. O edil revelou ainda as dificuldades de execução que alguns projectos camarários têm tido, muito por culpa da burocracia das instituições governamentais, nomeadamente a recuperação das Portas dos Currais e a transferência, e consequente recuperação, das Muralhas de Estremoz para o domínio da autarquia.

Augusto Calça e Pina, Presidente da ACORE, exaltou “a qualidade dos animais expostos” destacando que “estão representadas a totalidade das regiões do país nos dois concursos nacionais que vamos levar a efeito dada a importância que os produtores veem neste certame”.

Na sua alocução, o Presidente da CCDRA, Roberto Grilo, disse que “31 anos de FIAPE são 31 anos de progresso, mas são principalmente 31 anos em que os interesses dos estremocenses e do Alentejo foram colocados em primeiro lugar”. Concluiu a sua intervenção perguntando “até onde vai esta FIAPE?”, mas dando a resposta logo de seguida: ”pelo que está visível, vai até onde os estremocenses quiserem e, pelo que vejo que eles querem, vai muito longe”.

Durante a cerimónia foi ainda apresentado o vídeo “Vive Estremoz”, bem como entregues os prémios referentes ao 22º Concurso de Gastronomia Alentejana, ao V Concurso Regional de Azeites FIAPE e ao III Concurso de Vinhos FIAPE.

A 31ª edição da Feira Internacional Agropecuária de Estremoz realiza-se até à próxima segunda-feira, dia 1 de Maio, com a presença de mais de 450 expositores, nas mais diversas áreas de atividade – pecuária, maquinaria, atividades comerciais e industriais, produtos regionais e gastronomia – e integra a 35.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, para além de um diversificado e apelativo programa de animação, disponível em www.cm-estremoz.pt