FIAPE 2017 - O Alentejo Mostrou-se Aqui e a Festa Aconteceu

A 31.ª edição da FIAPE - Feira Internacional Agro Pecuária de Estremoz, que decorreu de 27 de abril a 1 de maio, foi visitada por mais de 60 mil visitantes, durante os cinco dias do certame.

A FIAPE 2017 contou com a presença de mais de 450 expositores em diversas áreas de atividade: pecuária, artesanato, maquinaria agrícola, comércio e indústria, produtos regionais, instituições, ramo automóvel e apresentou um programa cultural e de espetáculos variado que cumpriu as expetativas em termos de visitas diárias. A Feira de Artesanato voltou a reunir 120 expositores, nas vertentes de artesanato tradicional, contemporâneo, urbano e artes decorativas, afirmando-se como uma das mais importantes feiras do sector a Sul do Tejo. Também a exposição Pecuária, da responsabilidade da ACORE, voltou a reunir uma grande variedade de espécies e raças, contando com a presença de 130 bovinos, 600 ovinos e caprinos, cavalos, porcos alentejanos, alpacas e mostra canina. Já a componente de maquinaria agrícola e ramo automóvel contou com 20 expositores, num total de 5.000 metros quadrados de exposição, o dobro do ano transato. Destaque ainda para os sectores de produtos agroalimentares, atividades comerciais e industriais, vinhos, restauração e instituições presentes, que lotaram totalmente o recinto da feira.

O Alentejo mostrou-se em Estremoz e a festa aconteceu durante as noites da FIAPE que, apesar de frias, aqueceram o ambiente que se viveu na tenda de espetáculos, por onde passaram artistas de renome nacional e internacional, como Richie Campbell, Matias Damásio, Ana Moura, Dillaz, The Lucky Duckies, Alma e os DJ Karetus, Diego Miranda, Mastiksoul e Krash. A nível local, destaque também para a participação dos DJ Foksen, John Canon, Silver Soul, Santy e LKapy.

No Palco Estremoz, localizado junto ao Stand da Câmara Municipal de Estremoz, este ano alusivo a um dos ex-libris da cidade, o Lago do Gadanha, foram várias as atividades de animação, com grupos locais, entre eles a Ginarte, os Traquinas & AllStar, Ballet e Dança do Orfeão Tomaz Alcaide, Ballet do Ginásio Point Fit, Dance 4Fun, entre outros.

As bandas filarmónicas do concelho (União, Luzitana e Veirense) realizaram arruadas no recinto da feira e no dia 1 de maio o folclore e a música tradicional alentejana encheram o palco principal da feira, em mais uma edição da Tarde Alentejana, que contou com a participação do Grupo Folclórico A Convenção de Evoramonte, o Grupo de Cantares da Academia Sénior de Estremoz, o Rancho Folclórico Azeitoneiras de S. Bento do Cortiço e o Rancho Folclórico As Mondadeiras de Casa Branca.

Este certame foi organizado pela Câmara Municipal de Estremoz e pela Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz, com o apoio de diversas entidades.