Faleceu o Padre Júlio Esteves

Faleceu ontem, dia 27 de setembro, na sua residência em Estremoz, aos 82 anos de idade, o Cónego Júlio Luís Esteves, pároco de Santa Maria, Glória, Santo Estêvão e São Domingos de Ana Loura e Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Estremoz.

O Padre Júlio, como era sobejamente conhecido em Estremoz, nasceu em Aldeia do Bispo, concelho de Sabugal, no dia 29 de outubro de 1935.

Formou-se nos seminários de Vila Viçosa e de Évora, sendo ordenado sacerdote no dia 28 de junho de 1959.

Começou o seu ministério sacerdotal como formador no Seminário Menor de Vila Viçosa, tendo sido também Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Alandroal.

Transferido para Estremoz, onde viveu a maior parte da sua vida e onde granjeou grande prestígio junto da população, graças às suas qualidades humanas e dinamismo pastoral e cultural.

Evidenciou-se como bom comunicador, tendo sido fundador e principal impulsionador da Rádio Despertar. Promoveu com entusiasmo os Cursos de Cristandade tanto na Arquidiocese de Évora como entre os emigrantes dos EUA.

Lecionou várias disciplinas na Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz até à idade da reforma, colocando os dotes musicais e de animador cultural ao serviço da educação, da pastoral e da liturgia.

Em novembro de 2008 foi nomeado Cónego da Sé Catedral de Évora.

No dia de hoje, 28 de setembro, pelas 11:00 horas, será celebrada missa exequial, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. José Francisco Alves, seguindo o funeral para a sua terra natal.

À família enlutada, aos colaboradores e corpos sociais da Rádio Despertar – Voz de Estremoz, o Município de Estremoz endereça as mais sentidas condolências.

Notícias Relacionadas