Exposição "Terráqueo, terrícola, telúrico"

A Galeria D. Dinis irá receber a exposição "Terráqueo, Terrícola, Telúrico", de Isabel Duarte e Francisco Chatimsky de Oliveira, com inauguração no dia 26 de março, pelas 16:30 horas.
"A Terra contém muitos segredos… O Universo e nós, também… Há quem acredite que o nosso planeta se formou há cerca de 4,54 biliões de anos a partir de uma grande nuvem de poeira e gás interestelar.

Cientificamente, podemos conceituar o termo paisagem como resultado da combinação, num dado território, de elementos físicos, biológicos e humanos que constituem sua unidade orgânica e se encontram estreitamente relacionados. Ou seja, deveria ser uma convivência harmónica entre humanos e elementos vivos e não-vivos, onde todos têm a possibilidade de sobreviver normalmente. Paisagens antes e depois da CocaCola, paisagens….

Isabel de Jesus Duarte pinta estas paisagens Francisco Chatimsky de Oliveira, povoa essas paisagens.

É provável que muitos destes Terráqueos não acreditem que façam parte do processo que envolve a indústria da exploração de humanos, porém não há como negar que se gostamos de outros Terrícolas, somos negligentes e ilógicos porque temos uma conduta assentada na mais recente forma de “especismo”, uma crença de viés cultural que cria a falsa ilusão de que somos justos mesmo quando não somos.

“… o Rei Lear pergunta a Gloster: ‘Como você vê o mundo?’ E Gloster, que é cego, responde: ‘Vejo-o porque o sinto.’”, parafraseamos, nós, o “Rei Lear”, de Shakespeare." Isabel de Jesus Duarte e Francisco Chatimsky Oliveira, Aljezur, 2022.

A mostra irá estar patente até dia 30 de abril de 2022.

  • cartaz

    Tamanho:3.51 MB
    Data: 22 de Mar de 2022

Notícias Relacionadas