Exposição "Estremoz nas Invasões Francesas"

O bicentenário da morte de Napoleão dá o mote a uma agenda de eventos que se realizam em 18 municípios do país, até ao final do ano, para destacar o património histórico-militar, material e imaterial, associado às invasões napoleónicas em Portugal.

Estremoz é um dos municípios que entre os dias 28 de outubro e 4 de dezembro será palco da exposição "Estremoz nas Invasões Francesas". Esta exposição é dedicada à temática das invasões napoleónicas em Estremoz, promovendo assim o seu património cultural e imaterial associado à história das invasões e assumindo um papel de relevância para a dinamização da oferta turística cultural do concelho, assim como para o desenvolvimento de um produto turístico diferenciado.

A investigação histórica revelou, entre outros aspetos, figuras que se destacaram na expulsão dos invasores, os impactos decorrentes de atos de roubo e destruição praticados, os diversos edifícios religiosos da então Vila, ocupados por militares dos exércitos, servindo de aquartelamento e de hospitais militares, terminando com a ajuda britânica.

O conteúdo da exposição é da responsabilidade técnica do Arquivo Histórico, textos e organização científica, integrando o seu do projeto anual expositivo, desta feita numa parceria com o Posto de Turismo de Estremoz.

A aposta no Turismo Militar, no âmbito da Estratégia Turismo 2027, pretende reforçar a coesão territorial do país e a valorização turística das regiões do interior, através da qualificação do seu património cultural e do estímulo ao desenvolvimento de serviços turísticos associados a esse património. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo Ribatejo, em articulação com o município de Estremoz.

  • Cartaz

    Tamanho:6.84 MB
    Data: 27 de Out de 2022

Notícias Relacionadas