Estremoz dará início ao Projeto de Prescrição Cultural no presente mês de maio

A Prescrição Cultural é um Projeto Inovador, a desenvolver em articulação com o setor da saúde (cuidados primários) que pretende experimentar processos de prescrição cultural, complementares à prescrição médica convencional e ao apoio social. Consiste em contribuir para a saúde e bem-estar, através de atividades com base nos recursos disponíveis na comunidade, que podem apoiar o processo de recuperação e integração das populações.

A pandemia, veio acentuar problemas sociais, com um aumento substancial de problemas ligados à solidão, ao isolamento ou à depressão, fatores que numa sub-região onde 7% da população vive isolada, ganham maior expressão.

A cultura pode aqui desempenhar um importante papel no restabelecimento de relações comunitárias, no aumento da confiança, na redução do isolamento e recuperação psicológica.

Este projeto será desenvolvido em articulação com a CIMAC, o Município de Estremoz e o Centro de Saúde de Estremoz, integrando vários Agentes Culturais pertencentes ao Concelho: O Orfeão Tomáz Alcaíde, a Ginarte, a Academia Sénior, os Cavaquinhos, Colectivo Cultura Alentejo, o Rancho Folclórico as “ As Azeitoneiras”, O Museu Municipal “Professor Joaquim Vermelho e o Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz.

#VIVEstremoz

Notícias Relacionadas