Espetáculo "Pertinho da Torre Eiffel" no TBR

O Teatro Bernardim Ribeiro vai receber a peça de teatro "Pertinho da Torre Eiffel", de Abel Neves, no dia 29 de janeiro, pelas 21:30 horas.
"É normal um gajo ali parado sem saber ao que vai?" pergunta Jasmim logo no início de “Pertinho da Torre Eiffel”. A questão é dirigida a Jana, cuja presença notamos por lhe escutarmos a voz enquanto trauteia um fado. Assim começa esta peça de Abel Neves (n. 1956) que o Teatro da Rainha estreará, com encenação de Fernando Mora Ramos. Os atores Fábio Costa e Marta Taveira serão, respetivamente, Jasmim e Jana, o jovem casal urbano emparedado numa precariedade ao mesmo tempo material e amorosa, porque ambas as dimensões se interligam e se condicionam.
“Pertinho da Torre Eiffel” explora a instabilidade doméstica a partir de duas personagens fisicamente presentes e outras tantas ausentes, num jogo de interações que excede aquilo que se vê. O visível assume pontos de vista diversos, desde logo, num cenário móvel que oferece diferentes ângulos de observação de uma relação amorosa em busca de equilíbrio na corda bamba existencial. Em cena, tudo parece vacilar e perder-se em hesitações inconsequentes. O que é um casal normal? Poderá a rutura ser rotina? O que esperam da vida Jana e Jasmim? Têm sonhos? Ambições? São perguntas cujas respostas se estudam a partir de quadros proporcionalmente cómicos e melancólicos, como se estivéssemos a olhar para alguém que patina sem sair do mesmo lugar. Ou talvez como um daqueles globos de neve que os turistas compram para se sentirem “Pertinho da Torre Eiffel”.
Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Estremoz e do Teatro da Rainha, sendo o preço dos bilhetes de 5€ cada.