Espetáculo da Companhia de Teatro "A Barraca" sobre a morte de Ricardo Reis

O Teatro Bernardim Ribeiro será palco, no próximo dia 8 de setembro, pelas 21:30 horas, do espetáculo "1936 - O ano da morte de Ricardo Reis", pela companhia de teatro "A Barraca".

"O Encontro inquieto do defunto Fernando Pessoa com o único Heterónimo que lhe sobreviveu, no ano em que crescem todos os fascismos. Um jogo assombroso entre o real e o imaginário.

Este belo e profundo romance convida a uma reflexão dramatúrgica muito entusiasmante.

Começa pela invenção do encontro entre Fernando Pessoa já falecido e o heterónimo Ricardo Reis, com casos reais de sexo e paixão, também de ambiente surdo, falso e pesado, e porque fala com humor da relação criador, obra, figura e personagem. Além disso, define como protagonista da obra o ANO em que a trama se desenvolve.

E que ANO!!??

1936! Alguns dados... Comemoração dos 10 anos do golpe militar, de 28 de Maio de 1926, que foi o pontapé de saída para o início do fascismo, especialização da polícia política com o apoio da Gestapo, fundação da Mocidade Portuguesa, Legião Portuguesa e campo de concentração do Tarrafal… Mussolini invade a Etiópia com o silêncio cúmplice das casas Reais Europeias, Hitler intensifica o ataque aos judeus, começo da guerra civil de Espanha…

Nos tempos de hoje, de frágil memória, menoridade cívica e ética, fundamentalismos, militarismos, imperialismo financeiro gerando miséria e horror Universais, renascendo a tenebrosa fénix nazi-fascista, aqui está uma obra que demonstra que as convulsões sociais nunca, infelizmente, passaram a “coisa” datada e de dispensável interesse arqueológico, Hélder Mateus da Costa".

Esta iniciativa é uma organização da Barraca Teatro, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, sendo o preço dos bilhetes de 15€, para o público em geral e de 10€ para maiores de 65 anos, estudantes e profissionais do espetáculo.