Espetáculo "Cabeça de Porco"

No próximo dia 24 de novembro, pelas 21:30 horas, no Teatro Bernardim Ribeiro, irá realizar-se o espetáculo "Cabeça de Porco".

António é um homem que nasce bom, num país de maus. Nasce com uma cabeça revolucionária e um grande sentido crítico sobre a política, igualdade social e justiça. Todos o achavam estranho, desobediente, perigoso e insuportável. António não desiste de ser ele próprio e de tentar melhorar o mundo à sua volta. Um dia, apaixona-se e perde a cabeça; promete mudar, ser diferente, igual a todos, ser normal. Um relojoeiro empresta-lhe uma cabeça de porco, com a qual António consegue tudo o que um homem deve desejar na vida: poder, juventude, beleza e amor.

Cabeça de Porco tem como base um conto de João do Rio (Paulo Barreto) Acontece num país do sul num lugar onde todos querem a mudança, mas ninguém quer mudar. Frutificam ideais de preponderância, ira, inveja, gula, cobiça, luxúria, orgulho, preguiça, corrupção, hipocrisia e egoísmo. Neste contexto, a presença de António é divergente. Ele sempre diz a verdade e acredita numa sociedade com ideais construtivistas como a Fraternidade, a Igualdade e a Liberdade. Um homem pode ser bom, isto é, pode ser um centro de amor, caridade e inspiração. António rapidamente descobre que não se encaixa na ordem estabelecida. Apaixonado, decide mudar e descobre que consegue ajustar-se às imposições do mundo, camuflando-se. Troca a sua brilhante cabeça por uma de porco. Após a transformação descobre que é muito melhor e vantajoso ser mau. «Não sou feliz. Eu estou feliz.»

Esta iniciativa é uma produção de Resina Teatro, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, sendo o preço dos bilhetes de 10€, na plateia e 1.º balcão, e de 8,50€ nas frisas.

Notícias Relacionadas