ENCERRAMENTO TEMPORÁRIO DA PISCINA COBERTA POR DETEÇÃO DA BACTÉRIA LEGIONELLA NO CHUVEIRO DO LAVA PÉS
O Município de Estremoz tomou a decisão de encerrar temporariamente ao público a Piscina Coberta Municipal. Esta medida foi tomada na sequência de resultados positivos de existência da bactéria Legionella, nos chuveiros de lava pés deste complexo desportivo.
De referir que, a Legionella é um microrganismo presente por natureza em todo o meio aquático, sendo que a espécie Pneumophila requer cuidado especial.
Na prática habitual de procedimentos preventivos e com o objetivo permanente de assegurar a melhor qualidade dos equipamentos e dos serviços prestados, o Município de Estremoz realiza análises regulares de autocontrolo e análises fisicoquímicas e microbiológicas, realizadas por entidades externas certificadas, Esses resultados são do conhecimento público, encontrando-se afixados na receção do complexo.
O município assume que a decisão de encerramento da Piscina se deve à necessidade de proceder a um tratamento químico e térmico que não permite que o equipamento esteja aberto ao público.
Recomenda-se aos utilizadores da piscina que tenham frequentado as instalações nos últimos 15 dias que permaneçam atentos a eventuais sintomas semelhantes aos da gripe, como dores de cabeça, febre, tosse seca, falta de ar, arrepios ou diarreia. Nesse caso, deverão, naturalmente, recorrer aos serviços de saúde.
Perante os dados disponíveis, considera-se que a situação não é de alarme, contudo o Município de Estremoz reitera total atenção a esta situação e atualizará a informação logo que surjam novos elementos.