Edital n.º9 - Voto de Pesar da Assembleia Municipal de Estremoz de 13 de setembro de 2021

EDITAL

N.º9/2021

Nuno Filipe Queijinho Rato, Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, torna público, que na Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Estremoz realizada no dia 13de setembro de 2021, sob proposta do Grupo Municipal do PS, foi aprovado por unanimidade o seguinte Voto de Pesar, que se transcreve:
Voto de Pesar

«Jorge Fernando Branco de Sampaio, nasceu em Lisboa, em 18 de setembro de 1939 e faleceu no dia 10 de setembro de 2021, aos 81 anos.
Destacou-se, desde muito novo, na luta pela liberdade e a democracia. Esteve na linha da frente na Crise Académica de 1962 na Universidade de Lisboa, momento histórico da luta e resistência contra a ditadura. Assumiu em tribunal a defesa de presos políticos detidos pela ditadura de Salazar e Caetano. No pós-25 de abril fundou o Movimento de Esquerda Socialista e o Grupo de Intervenção Socialista antes de aderir ao Partido Socialista , tendo vindo a ser seu secretário-geral. Assumiu uma coligação com o PCP e ganha a Câmara Municipal de Lisboa. Em 1995 foi eleito pelos portugueses como seu Presidente da República tendo cumprido dois mandatos. Em 2006 foi designado Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Luta contra a Tuberculose e em 2007, foi nomeado, pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Alto Representante para a Aliança das Civilizações. Até ao fim da sua vida teve uma relevante ação pública em que reuniu vontades na defesa de soluções integradoras nas sociedades portuguesa e internacional.
O seu percurso ficou marcado pela defesa da democracia, pela sua capacidade de gerar entendimentos e por um raro sentido de Estado. Apesar da importância dos cargos que desempenhou, Jorge Sampaio mostrou-se sempre um homem simples, afável, muito próximo dos cidadão, que sempre reconheceram e retribuíram esta postura. Jorge Sampaio deixa-nos um legado de intervenção cívica e de democracia que deve orgulhar todos os portugueses e deve ser mantido bem vivo na nossa memória coletiva.
Num momento doloroso para os portugueses, que a todos sensibiliza, o Grupo Municipal do Partido Socialista, propõe que a Assembleia Municipal de Estremoz , expresse a toda a família e em particular à esposa, D. Maria José Ritta e aos filhos, o seu profundo pesar e a sua solidariedade pelo falecimento de Jorge Sampaio, nome incontornável na defesa da democracia e dos direitos humanos, nome também destacado na luta por uma sociedade mais justa e solidária.
O Grupo Municipal do Partido Socialista , propõe que esta Assembleia Municipal, aprove este voto de pesar, dê conhecimento do mesmo à sua família e o publique nos órgãos de comunicação social.»

Para constar se publica este e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares de estilo do Município.
Estremoz, em 14 de setembro de 2021

 

O Presidente da Assembleia Municipal
                                                                                            


(Nuno Filipe Queijinho Rato)

Notícias Relacionadas