Edital n.º12 - Voto de Pesar da Assembleia Municipal de Estremoz de 13 de setembro de 2021

Nuno Filipe Queijinho Rato, Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, torna público, que na Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Estremoz realizada no dia 13 de setembro de 2021, sob proposta do Grupo Municipal da CDU, foi aprovado por unanimidade o seguinte Voto de Pesar, que se transcreve:

Voto de Pesar

«Os membros da bancada municipal de CDU na Assembleia Municipal» de Estremoz vêm por este meio apresentar um voto de pesar pelo falecimento de Otelo Saraiva de Carvalho. Otelo Nuno Saraiva de Carvalho nasceu a 31 de agosto de 1936, tendo falecido no passado dia 25 de julho de 2021.

Otelo foi coronel de artilharia, tendo tido um papel fundamental como cérebro do Movimento dos Capitães de Abril e estratega e comandante operacional das movimentações militares que deram origem à revolução de Abril de 1974.

De Otelo Saraiva de Carvalho deve registar-se o seu papel no levantamento militar do 25 de Abril. O momento do seu falecimento não é a ocasião para registar atitudes e posicionamentos que marcam o seu percurso político no pós revolução de Abril.

Otelo é uma figura inegável da história contemporânea de Portugal estando o seu nome intimamente ligado à revolução dos cravos e devemos a ele enquanto cabecilha do Movimento das Forças Armadas a democracia e liberdade que nos permite estar aqui hoje.

O Grupo Municipal da CDU vem assim por este meio solicitar que a Assembleia Municipal de Estremoz, reunida em sessão ordinária a 13v de setembro de 2021, delibere o presente voto de pesar. O Grupo Municipal da CDU solicita ainda que o VOTO DE PESAR seja remetido aos familiares de Otelo Saraiva de Carvalho e à Associação 25 de Abril, solicitando-se também a sua publicação nas páginas eletrónicas do Município de Estremoz e nos órgão de comunicação social local.»

Para constar se publica este e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares de estilo do Município.

Estremoz, em 14 de setembro de 2021

O Presidente da Assembleia Municipal

(Nuno Filipe Queijinho Rato)