Edital n.º10 - Voto de Pesar da Assembleia Municipal de Estremoz de 13 de setembro de 2021

Nuno Filipe Queijinho Rato, Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, torna público, que na Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Estremoz realizada no dia 13de setembro de 2021, sob proposta do Grupo Municipal do PS, foi aprovado por unanimidade o seguinte Voto de Pesar, que se transcreve:
Voto de Pesar

«Manuel Ferreira Patrício, nasceu em Montargil, em 23 de setembro de 1938 e faleceu no dia 11 de setembro de 2021, aos 82 anos. Detentor do curso do Magistério Primário pela Escola do Magistério Primário de Évora, licenciado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Doutorado em Ciências da Educação, pela Universidade de Évora, instituição onde foi professor e reitor.
A 10 de junho de 2012, viu reconhecido publicamente o seu mérito pelos serviços relevantes ao País na expansão da cultura portuguesa e também para conhecimento de Portugal, da sua história e dos seus valores, através da atribuição da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Manuel Ferreira Patrício foi autor de livros e publicações em jornais e revistas de reconhecido valor científico e cultural. Para além da educação, a sua vida foi pautada pela participação ativa na cultura de diversas terras, chegando a ser membro, fundador e diretor de algumas associações dessa índole, mas principalmente no domínio da música.
Em Estremoz, Manuel Ferreira Patrício, foi Vice-Reitor da Secção Liceal de Estremoz do Liceu Nacional de Évora e aqui foi professor. Ingressou no Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide”, onde esteve até 1981, quer como maestro, quer ainda como Presidente da Direção. Manuel Ferreira Patrício desenvolveu nesta instituição estremocense um trabalho de grande dinâmica e mérito, sendo um homem incansável e de uma dedicação extraordinária. 
Atendendo às qualidades humanas, sociais e culturais de Manuel Ferreira Patrício e à marca que deixou em Estremoz, o Grupo Municipal do Partido Socialista, propõe que esta Assembleia Municipal, aprove este voto de pesar, dê conhecimento do mesmo à sua família e o publique nos órgãos de comunicação social.»

Para constar se publica este e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares de estilo do Município.
Estremoz, em 14 de setembro de 2021

 

O Presidente da Assembleia Municipal
                                                                                            


(Nuno Filipe Queijinho Rato)

Notícias Relacionadas