Edital n.º 10 - Tomada de Posição PS

EDITAL

N. º10/2018

Nuno Filipe Queijinho Rato, Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, torna público, que na Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Estremoz realizada no dia 23 de abril de 2018, sob proposta do Grupo Municipal do PS, foi APROVADA por UNANIMIDADE a seguinte TOMADA DE POSIÇÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL “INSTALAÇÃO DA LIGAÇÃO FERROVIÁRIA SINES-ELVAS/CAIA”, que se transcreve:

 

TOMADA DE POSIÇÃO

«Depois de mais de 20 anos a discutir o TGV, finalmente Portugal voltou a colocar na sua estratégia de desenvolvimento a ferrovia. O significativo investimento na ligação ferroviária Sines-Elvas/Caia contém uma enorme esperança de afirmação de uma nova oportunidade para Portugal, para o Alentejo e para o distrito de Évora. Somos uma porta de acesso ao Oceano Atlântico à Europa pelo que o Porto de Sines, pelas suas caraterísticas, deve ter ligações ferroviárias funcionais à fronteira com Espanha.

Desta forma, o Grupo Municipal do Partido Socialista, propõe que a Assembleia Municipal de Estremoz, reunida no dia 23 de Abril de 2018, delibere:

                   - Reivindicar que o projeto de instalação da ligação Ferroviária Sines-Elvas/Caia contemple, na “Zona dos Mármores”, uma estação/cais de carga e descarga de contentores de forma a servir os diversos setores industriais na exportação dos seus produtos, minimizando os custos e reforçando a atratividade à fixação de empresas em especial de vocação exportadora.

                   - Reivindicar que, uma vez que existe linha, esta também sirva para o transporte de passageiros, facilitando a interligação entre as rodovias fundamentais e a ferrovia.

Prestar esta informação às Câmaras Municipais e Assembleias Municipais da Zona dos Mármores, aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República; aos Srs Ministros do Planeamento e da Economia; à CCDR; à CIMAC e à Infraestruturas de Portugal, SA.»

Para constar se publica este e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares de estilo do Município.

Estremoz, em 24 de abril de 2017

 

O Presidente da Assembleia Municipal

(Nuno Filipe Queijinho Rato)

Notícias Relacionadas