Dia Mundial da Fotografia

O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de agosto.
Por definição, a fotografia é uma técnica de criar imagens por exposição luminosa, numa superfície fotossensível. No ano de 1826, Joseph Nicéphore Niépce teve a sua fotografia reconhecida como a primeira do mundo.
Porém, o desenvolvimento dessa invenção não pode ser atribuído a uma só pessoa, dado que diversas descobertas ao longo do tempo contribuíram para que a fotografia fosse feita da forma como a conhecemos hoje.
Os processos de revelação e fixação da imagem são físico-químicos, uma associação de condições ambientais e de iluminação a produtos químicos. Por conta disso, químicos e físicos foram pioneiros nessa arte revolucionária.
Em 1839, o cientista François Arago, numa reunião do Instituto da França, anunciou que o governo da França adquiriu o invento do Daguerreótipo.
Dessa forma, foi oficializada a invenção da Daguerreotipia, que em breve se tornaria famosa ao redor do globo, de modo que o mundo pudesse fazer uso da tecnologia inventada.
Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot, fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.
À época, a invenção foi considerada uma revolução gritante. Era a invenção da fotografia!
Desde o seu surgimento, a fotografia era feita a preto e branco. A partir do ano de 1907 foi produzido o 1º filme colorido. A forma de se fazer fotografia é a mesma desde o seu surgimento, porém, a tecnologia e os avanços tecnológicos permitiram e seguem permitindo melhorar a qualidade da fotografia, aumentar a resolução e a realidade das cores.
A fotografia serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer ao fotógrafo.
Esta data comemorativa celebra a arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador ao profissional, neste dia o objetivo é reviver o amor pela fotografia. Com a proliferação da fotografia digital e dos telemóveis com câmaras, praticamente qualquer pessoa pode aventurar-se na fotografia no mundo atual.

 

Notícias Relacionadas