Dia Internacional da Amizade e do Amigo

 

A primeira data de comemoração da amizade foi a 20 de julho de 1969, data da chegada do homem à Lua, que demonstra a união dos homens para alcançar objetivos. Comemora-se um pouco por todo o mundo incluindo em Portugal.
De tão importante que é, as datas de celebração da amizade multiplicam-se e  em 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu designar o dia 30 de julho como o Dia Internacional da Amizade ou o Dia Internacional do Amigo.
A data foi instituída  com a esperança de que a amizade entre os povos, países, culturas e indivíduos possa inspirar os esforços de paz e construir pontes entre as comunidades mundiais.
Esta e outras datas assumem particular relevância em momentos de crise financeira e de valores.
“Ter um amigo é um bem precioso. Ainda mais nos dias que correm em que tudo parece correr mal”, dizem muitos especialistas. 
No entanto tudo se agrava com a situação de pandemia em que vivemos.  Temos que manter o distanciamento social, temos que “esconder” o nosso sorriso por trás de uma máscara quando vimos um amigo e não podemos abraça-lo ou beija-lo como gostaríamos.
Mas por tudo isto é que ainda faz mais sentido a amizade.
Um amigo não pode ser aquele que dá unicamente “pancadinhas” nas costas. "Essa é a ideia errada em que muitos incorrem para ficarem bem na fotografia. Um amigo deve alertar, deve preocupar-se e deve procurar melhores caminhos e não deve inibir-se de mostrar que o seu amigo não está a ter uma atitude correta”.
Vamos todos cumprir para que mais rapidamente possamos abraçar os nossos amigos. Não nos cansemos de dizer e praticar!



Notícias Relacionadas