Criando narrativas patrimoniais sobre a viticultura romana: Arqueologia, Inovação e Transferência do Conhecimento

A vitivinicultura constitui uma das atividades económicas centrais no sector agrícola, pela capacidade de gerar mais valias na valorização do produto. Distingue-se também pela constante competência na promoção do seu mercado, através da reinvenção dos componentes de produção. A tendência mais recente centra-se na revalorização dos conhecimentos adquiridos, seja através dos vinhos “ecológicos” na recuperação de técnicas e heranças tradicionais e prévias à industrialização. Este esforço de incorporação de saberes na produção atinge agora os conteúdos técnicos e preceitos da Antiguidade clássica, valorizando o vinho no seu posicionamento de mercado. Outra tendência vincada constitui a valorização de sítios arqueológicos de época romana que se encontram nos domínios de produção, alcançando públicos interessados no enoturismo.
 
Este congresso pretende debater as melhores práticas de transferência de conhecimento desde os estudos académicos e investigação científica, debatendo o modo como os produtores podem incorporar conhecimento nas estratégias produtivas. Procuramos reinterpretar técnicas e modelos tradicionalmente associados à viticultura romana, debatendo metodologias e ferramentas para o seu estudo e apresentando modelos de boas práticas na vitivinicultura contemporânea.
 
O congresso irá realizar-se nos dias 20 e 21 de junho de 2024, no Teatro Bernardim Ribeiro e contará com um conjunto de palestrantes de excelência, nomeadamente: Miguel Ángel Valero Tévar (Universidad de Castilla - La Mancha), Víctor Revilla Calvo (Universidad de Barcelona), Pedro Abrunhosa Pereira (Universidade do Porto), Yolanda Peña Cervantes (UNED), Dimitri Van Limbergen (Ghent University), Paulina Komar  (Stanford University), entre muitos outros, ligados ao mundo do vinho, Arqueologia e História.
Todos os interessados devem realizar a inscrição, através de registo online com formulário, com inscrições aceites até limite da capacidade logística de 52 participantes para a visita guiada.
 
Esta participação poderá ser também em formato Call for papers, aberto a todos os investigadores sobre a temática do vinho em época romana e sua valorização: arqueólogos, gestores públicos e agentes do sector agro-alimentar, com especial interesse no âmbito vitivinícola, os quais ficarão em exposição durante o período de duração do congresso, no Teatro Bernardim Ribeiro.
 
Esta iniciativa é uma organização do CHAIA da Universidade de Évora e do Município de Estremoz, com os apoios institucionais: CIDEHUS, Universidade de Cádiz, Município de Monforte, CECH – Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.
 
O programa final será apresentado brevemente. 
 
Link para inscrição de participantes:
 
Mais informação através do email: 
arqueologia@cm-estremoz.pt ou do contacto telefónico 268 339 219.
 
 
#VIVEstremoz
  • Cartaz

    Tamanho:6.68 MB
    Data: 08 de Abr de 2024

Notícias Relacionadas