Construção de ETAR em S. Bento do Cortiço e Veiros

O Município de Estremoz apresentou candidatura ao Portugal 2020, através do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos) para construção de várias ETAR (Estações de Tratamento de Águas Residuais) no concelho, nomeadamente em S. Bento do Cortiço, Veiros, Evoramonte, Glória e S. Domingos de Ana Loura.

Neste momento, já se encontram aprovadas as candidaturas apresentadas para a Extensão da Rede de Saneamento de Águas Residuais do Subsistema de São Bento do Cortiço e para a Extensão da Rede de Saneamento de Águas Residuais do Subsistema de Veiros. No caso de S. Bento do Cortiço, o investimento total é de 881.183,76€ e no caso de Veiros é de 612.339,97€, sendo que ambas as ações são financiadas à taxa de 85% pelo POSEUR.

Ambas as operações consistem na extensão de rede de saneamento de águas residuais, através do seu prolongamento a áreas populacionais que ainda não são abrangidas pelo sistema, para além da construção de uma ETAR em S. Bento do Cortiço e duas ETAR em Veiros. Com estes investimentos, o Município contribui para o cumprimento da legislação comunitária e nacional em matéria de ambiente e, para a melhoria da qualidade das massas de água, através da minimização dos impactos adversos resultantes das descargas diretas nos cursos de água.

Já está a decorrer o concurso público para realização da empreitada de construção da Rede de Saneamento e ETAR de S. Bento do Cortiço, contando o Município proceder brevemente à abertura do concurso para o subsistema de Veiros.

Notícias Relacionadas