Concurso História Militar e Juventude - 2023

O Concurso História Militar e Juventude, promovido pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM) e Associação de Professores de História (APH), tem como objetivos despertar a curiosidade e gosto pela História Militar de Portugal entre os mais jovens, bem como fomentar o desenvolvimento de competências de pesquisa histórica, compreensão crítica e comunicação do conhecimento histórico através de trabalhos interpares e em diálogo intergeracional.

Após as bem-sucedidas edições de 2021 e 2022, que tiveram um grande impacto nas escolas e nas instituições locais parceiras das escolas (municípios, arquivos, bibliotecas, associações), este concurso irá ter continuidade em 2023 e 2024, com a chancela da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril como parceira institucional. Conta-se, ainda, com o apoio do Plano Nacional de Leitura 2027, Associação Nacional de Municípios Portugueses, Associação 25 de Abril e Liga dos Combatentes.

O tema da edição de 2023 é "A Guerra Colonial na minha Terra". Além deste tema ser naturalmente apelativo para os jovens e escolas, pretende-se, também, um envolvimento da comunidade e entidades locais e regionais na realização dos trabalhos a concurso.

Para saber mais sobre este concurso consultar:

Regulamento, formulário de inscrição e cartaz promocional AQUI

Vídeo promocional da edição 2023

Notícias Relacionadas