Cidades Educadores, Cidades das crianças, Cidades para todos!

Este é o tema do IX Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das cidades Educadoras a decorrer de 8 a 11 de Novembro em Torres Vedras.
O Município de Estremoz, enquanto Cidade Educadora, está a participar no Congresso e no primeiro dia teve oportunidade de assistir à conferência plenária sob o tema: Brincar nas cidades Educadoras, dinamizada pelos oradores Takaharu Tezuka e Yui Tezuka, arquitetos responsáveis pela criação de novos espaços para a educação, e ainda pelo professor Carlos Neto, com a moderação de Luís Ribeiro, presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância.
A parte da tarde foi preenchida com a apresentação de experiências para debate, onde várias cidades educadoras partilharam boas práticas dos seus territórios.
Estremoz assistiu à experiência do Município de Guimarães 'Brincar como direito das crianças no território de Guimarães' ; do Município de Matosinhos 'Recreiolândia' ; do município de Esposende 'Brincar é coisa séria' ; do município de Odemira 'Recrear Tempo para aprender e brincar' ; do município de Machico 'Brincadores de Sonhos' ; e da Risk Vision um projeto apresentado por Helena Menezes ' Elos Saudáveis formação para agentes educativos sobre comunicação e relações saudáveis, promotoras de autonomia e participação.
Os trabalhos do primeiro dia ficaram concluídos com a apresentação do projeto da câmara de Torres Vedras ' O Rei Manda Brincar' dinamizado por um conjunto de 'Brincadores' em escolas e em espaços públicos, que consiste em promover momentos de brincadeira livre com as crianças e com a comunidade.
 

Notícias Relacionadas