Ciclo "Aqui na Terra" - Filmes de António Campos

Na segunda sessão do ciclo "Aqui na terra", a decorrer no dia 9 de junho, pelas 21:00 horas, no Teatro Bernardim Ribeiro, a produção SEM TERMO Filmes apresenta dois filmes de António Campos (1922 -1999), o realizador amador de Leiria, em colaboração com o Município de Estremoz e o Centro de Ciência Viva de Estremoz, uma iniciativa inserida na (A)MOSTRA DE CINEMA PORTUGUÊS 2023.
 
A ALMADRABA ATUNEIRA (1961)
Homenagem ao trabalho e esforço dos pescadores de atum algarvios, filmando a que viria a ser a última almadraba ou “companha” por eles feita, já que, pouco depois do filme terminado, o mar destruiu este arraial algarvio. A sonorização foi feita em 1974, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
 
GENTE DA PRAIA DA VIEIRA (1975)
O filme inclui elementos ficcionados e ilustra a vida dos pescadores da praia da Vieira (Vieira de Leiria), mostrando aspetos da sua migração para o Tejo, para águas mais tranquilas, em meados do século, e da ocupação de zonas ribeirinhas nas lezírias do Ribatejo, onde construíram pequenas aldeias palafíticas, à borda-d’água.
 
 
#VIVEstremoz

Notícias Relacionadas