Censos 2021 - Contamos todos! Contamos com todos!

Desde o dia 5 de abril que está a decorrer o Recenseamento da População (Censos 2021), organizado pelo INE - Instituto Nacional de Estatística.

Os recenseadores já estão no terreno, a entregar cartas com os códigos necessários para que todos possam responder aos questionários dos Censos 2021, através do site censos2021.ine.pt.

As respostas poderão ser dadas pela internet a partir do dia 19 de abril e até dia 3 de maio.

Pode responder através de um computador, tablet ou smartphone com ligação à internet, procedendo da seguinte forma:

- 1 – Aceda a censos2021.ine.pt.

- 2 – digite o código e a password indicados na carta que recebeu do INE.

- 3 – Responda às perguntas e quando terminar selecione “Entregar”.

Caso não possua ligação à internet ou não tenha forma de responder por esta via, há outras formas de responder aos Censos 2021:

- Por telefone: ligue para o número 210542021, indique o código que está na carta que recebeu e responda por telefone.

- Em papel: através do Recenseador da sua Secção, que introduzirá os dados por si, ou dirigindo-se à junta de freguesia da sua área residência, com o código, onde poderá preencher o questionário no e-balcão. Na União de Freguesias de Estremoz, o e-balcão funcionará na Casa de Estremoz.

Alerta-se para o facto de que a resposta aos Censos é OBRIGATÓRIA, podendo ser aplicadas coimas para quem não responder aos questionários.

Para quem incorrer numa contraordenação aplicam-se as coimas e regime constante dos números 2 a 6 do artigo 27.º da Lei n.º 22/2008 e, subsidiariamente, o regime do ilícito de mera ordenação social. De acordo com a legislação de base dos Censos 2021, poder-se-ão aplicar coimas de 250 a 25 mil euros ou de 500 a 50 mil euros, consoante o infrator seja pessoa singular ou coletiva.

Censos2021 - Contamos todos! Contamos com todos!

Notícias Relacionadas