Candidatura "Places of Peace" à marca do Património Europeu foi submetida na Croácia

A candidatura "Places of Peace" à Marca do Património Europeu, foi submetida, no passado dia 30 de janeiro, na Croácia, Estado Membro da União Europeia.

A Marca do Património Europeu, instaurada em 2011 por decisão conjunta do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, pretende distinguir "sítios que simbolizam etapas importantes na criação da Europa atual e o papel que desempenharam na história e na cultura da Europa".

A candidatura "Places of Peace" é uma candidatura transnacional que integra 7 sítios associados à assinatura de Tratados de Paz localizados em 6 Estados Membros da União Europeia: Mosteiro de São Francisco de Zadar (Croácia), Parque da Fonte Histórica de Kaynardzha (Bulgária), Paço dos Henriques de Alcáçovas (Portugal), Convento de São Francisco/Complexo Histórico de Alcañices (Espanha), Casa da Convenção de Évora Monte (Portugal), Casa da Paz de Vasvár (Hungria) e Castelo de Trencin (Eslováquia).

A candidatura realça a importância do Património Imaterial associado a estes sítios - a Paz - bem como a forma como eles combinam este seu Património com a procura ativa de promoção de uma Cultura de Paz e o facto de todos eles estarem atualmente acessíveis ao público, albergando diversas valências: centros interpretativos, exposições de arte relacionadas com o seu Património, bibliotecas públicas, postos de turismo, salas de conferências e auditórios, entre outras.

A candidatura tem como entidade coordenadora o Município de Zadar, Croácia e será agora apreciada pelo Governo deste Estado Membro e, caso seja aprovada, será então submetida à seleção europeia.

A candidatura "Places of Peace" foi patrocinada pela Rede Europeia de Sítios da Paz (ENPP, na sigla em inglês) uma vez que a larga maioria das entidades públicas que gerem atualmente os sítios candidatos são membros desta Associação europeia que tem sede em Portugal, na vila histórica de Évora Monte.

Notícias Relacionadas