Bonecos de Estremoz são Património da Humanidade há um ano

Amanhã, dia 7 de dezembro de 2018, comemora-se o primeiro aniversário da inserção da Produção do Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa do Património Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Para marcar a data o Município de Estremoz agendou, pelas 18:00 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal, uma sessão comemorativa para a qual foram convidados, em gesto de agradecimento, todos os parceiros que apoiaram esta candidatura.

Nessa sessão, será feito, pelo responsável técnico da candidatura, um ponto da situação relativamente à implementação do Plano de Salvaguarda e Valorização da Produção de Figurado em Barro de Estremoz, praticamente concluído.

O Processo de Certificação da Produção do Boneco de Estremoz, um dos compromissos do Plano de Salvaguarda, arrancará nesta cerimónia. Fica assim esta arte mais salvaguardada de práticas ilegais de produção e comercialização que a possam desprestigiar e aos seus intérpretes. Deste modo, serão colocadas as primeiras etiquetas de certificação em peças produzidas pelos barristas, especialmente para assinalar o primeiro aniversário da classificação.

No âmbito dos compromissos assumidos no Plano de Salvaguarda, foi já publicado o livro “Figurado de Estremoz, uma produção Património Imaterial da Humanidade”, da autoria de Hugo Guerreiro e estão já implementadas, em várias escolas de 1º ciclo do concelho, atividades extra curriculares de “Oficina de Bonecos de Estremoz”, além de muitas outras atividades educativas desenvolvidas, no Museu Municipal, e fora dele. Também as exposições temporárias ligadas à temática do Boneco de Estremoz em todo o país aumentaram significativamente, bem como os convites para participação em conferências ligadas ao Património Cultural.

Com esta classificação, a procura pelos Bonecos de Estremoz, o primeiro figurado do mundo a receber a distinção de Património Cultural e Imaterial da Humanidade, aumentou significativamente, bem como a procura turística pelo concelho de Estremoz.