Aviso Meteorológico: Amarelo - Tempo frio

Valores de temperaturas mínimas previstos entre 1?C e -1? C, das 00h00 do dia 28.02.2023 às 09h00 do dia 01.03.2023.
Proteja-se do frio!
Para evitar os efeitos negativos do frio na saúde, a DGS recomenda à população que evite “a exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura”, para “manter o corpo quente, utilizando várias camadas de roupa”, proteger as extremidades do corpo com luvas, gorro, cachecol, meias e calçado quente e antiderrapante, e manter a hidratação, ingerindo sopas e bebidas quentes e evitar o álcool, que proporciona “uma falsa sensação de calor”.
Acautelar a prática de atividades no exterior, seguir as recomendações do médico assistente, garantindo a toma adequada de medicação para doenças crónicas, e adotar uma condução defensiva, uma vez que poderão existir locais na estrada com acumulação de gelo. 
Relativamente aos cuidados a ter no interior, a Direção-Geral da Saúde aconselha a verificar o estado de funcionamento dos equipamentos de aquecimento, manter a casa quente e, no caso de utilização de braseiras ou lareiras, garantir uma adequada ventilação das habitações, renovando o ar.
Realça ainda que é preciso “ter especial atenção aos aquecimentos com combustão”, como braseiras e lareiras, que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte, bem como evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de deitar.
A autoridade de saúde apela ainda às pessoas para, no caso de ficarem doentes, não irem, para as urgências e ligarem para a linha SNS 24 (808 24 24 24).

Notícias Relacionadas