Assinatura de Protocolo com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

A presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Dra. Sandra Ribeiro, esteve hoje em Estremoz para assinar o protocolo de cooperação entre a CIG e o Município de Estremoz.

As questões da cidadania, igualdade e não discriminação estão na ordem do dia e são também uma preocupação do nosso Município. Com a assinatura deste protocolo inicia-se um novo ciclo de políticas públicas, alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, sendo este o primeiro passo para a elaboração de um Plano Municipal para a Igualdade, que está aberto aos contributos de todos.

A CIG é o organismo que garante a execução e o desenvolvimento da política global e setorial no âmbito da promoção da igualdade entre mulheres e homens, prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, e o combate à discriminação em razão do sexo, da orientação sexual, da identidade e expressão de género, e das características sexuais, incluindo numa perspetiva intersecional, cooperando e prestando assistência técnica a entidades públicas e privadas de níveis nacional, regional e local em projetos e ações coincidentes com a sua missão.

A autarquia tem como objetivo, assegurar a integração da perspetiva de género em todos os domínios de ação do município, designadamente através da adoção de um plano municipal para a igualdade, assumindo um papel impulsionador enquanto agente de desenvolvimento e entidade privilegiada para a concretização de ações e medidas que permitam a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação.

Ainda no âmbito da visita a Estremoz, a presidente da CIG visitou a exposição "Rostos com Fala"  patente na escadaria da Câmara Municipal de Estremoz, acompanhada pela Comandante do Posto da PSP de Estremoz, Chefe Ana Ribeirinho.